A escalação de comunicação pra Black Friday da sua empresa já foi divulgada?
A data tá chegando (25/11) e, este ano, ela vem acompanhada do início de um dos maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo.
Aqui, no país do futebol, um evento de tamanha magnitude influencia muito as decisões de compra do consumidor brasileiro.
Um estudo feito pela Nielsen, em parceria com a Toluna, mostrou que pelo menos metade dos entrevistados planeja fazer compras na Black Friday como preparativo para o mundial.
A Copa nunca saiu das graças dos brasileiros
Não tem 7×1 que desanime o torcedor canarinho.
Sabrina Balhes, gerente de medição da Nielsen Brasil, diz que 88% das 2 mil pessoas entrevistadas pretendem assistir aos jogos, mesmo em horários de expediente.
É um excelente número para as marcas que ainda tinham dúvidas se valia a pena investir em comunicação durante esse período.
Um mundial mais inclusivo?
Contrariando as expectativas dos pesquisadores e indo contra a própria cultura homofóbica do país sede, o levantamento mostra que 86% das pessoas LGBTQIA+ e 88% das pessoas pretas declararam que vão acompanhar a edição do Catar.
É muita gente!
Uma promoção no canto da tela não faz mal a ninguém
É o que mostra a pesquisa: de cada dez entrevistados, sete disseram que estão abertos a receber publicidade durante os jogos. Entre as principais ações que o brasileiro espera receber, estão: as promoções via cupons (75%), descontos via QR Code (55%) e acesso a produtos antecipadamente (40%).
Elas estão batendo um bolão!
A pesquisa mostrou que a liderança é feminina nas intenções de compras. Das pessoas que disseram que vão assistir aos jogos da seleção em novembro e dezembro, elas são metade. Mais de 40% delas afirmam ser fãs de futebol, e 43% estão se preparando para comprar na Black Friday e na Copa do Mundo.
O ticket médio tá dominando no peito
Entre as intenções de compra do brasileiro, os produtos que têm ticket médio mais alto são a preferência. No top 3 de itens mais desejados estão: eletrodomésticos (59%), celular ou tablet (57%) e moda (56%).
As marcas mais lembradas na Black Friday pelos entrevistados foram Americanas, Magalu e Samsung. Amazon e Casas Bahia também aparecem na lista.
O brasileiro ainda prefere a boa e velha publicidade
Por mais que a publicidade online tenha crescido exponencialmente, o brasileiro ainda confia mais nos anúncios publicados nas mídias tradicionais.
A publicidade boca a boca é a mais confiável com 91% de concordância (confia / confia muito), seguida por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%).
Na publicidade, bola na área sempre altera o placar 😉
As marcas têm o espaço necessário para marcar gols e influenciar as decisões de compra do brasileiro. O caminho para a “taça” é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados.
Venha bater uma bola com a Chuva e descubra que sua marca pode muito mais na Black Friday.
FONTES: Nielsen e Toluna