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2022 – o ano da criatividade e dos Creators

O  ano é 2022 e você provavelmente já ouviu falar o termo “Creator”, e se ainda não ouviu, prepare-se porque esse ano é deles.

Creators x Influencers

O que diferencia um Creator de um Influencer?

A resposta para essa pergunta está no conteúdo. Todos eles estão por todos os cantos da internet produzindo e criando seus próprios conteúdos, a grande diferença está na originalidade, os Creators constroem histórias e precisam apresentar algo muito além de apenas #publis e conteúdos prontos.

Creator economy e seu crescimento exponencial

Junto com o mercado dos Creators surgiu a “Creator Economy” que diz respeito a empresas que oferecem serviços e ferramentas para os criadores de conteúdo e influenciadores poderem prosperar nos negócios.

De acordo com a Exame, um levantamento feito pela CB INsights mostra que a Creator Economy movimentou US$1,3 bilhão somente em 2021.

Thiago Rocha, gerente de Growth da RD Station, disse em entrevista a Época que o marketing de influência cresceu 10 vezes em 10 anos e que em 2022 deve movimentar US$ 15 bilhões no mundo todo.

Se esses números já são expressivos, aqui tem outros para você entender mais sobre o mercado dos criadores de conteúdo:

Influência Online atualmente

  • 70% dos usuários do YouTube afirmam que confiam mais em produtores de conteúdo da rede do que em celebridades tradicionais. (Think With Google)
  • 6 em cada 10 usuários do YouTube seguiriam mais uma indicação de compra de um influenciador do que de uma personalidade de cinema ou TV. (Think With Google)
  • 66% das pessoas confiam em opiniões de consumidores publicadas na internet ­— o terceiro formato de mídia mais confiável. (Nielsen)
  • 86% dos vídeos de beleza mais vistos no YouTube foram produzidos por influenciadores, e apenas 14% por marcas. (Pixability)
  • 40% das pessoas compraram um produto online depois de vê-lo sendo usado por um influenciador no Instagram, Twitter, Vine ou YouTube. (Twitter e Annalect)
  • Pra 71,2% dos influenciadores, a audiência se mantém engajada porque “eles são eles mesmos, sinceros, engraçados, abertos”. (TapInfluence)

As empresas amam os Creators

As marcas já perceberam que o futuro com os criadores de conteúdo é muito promissor. O digital está em alta, o e-commerce não para de crescer e os Creators com seus seguidores cada vez mais engajados.

Isso tudo é só o começo, as empresas tradicionais já perceberam que precisam se transformar, compreender e estar onde estão os consumidores e atender suas necessidades.

Como os números não mentem, trouxemos alguns que mostram como as empresas tem se relacionado com os criadores de conteúdo:

Uso do Marketing de Influência pelas empresas

  • As empresas estão tendo $ 6,50 de retorno financeiro para cada $ 1 investido. (Tomoson)
  • Marketing de Influência entrega um ROI (retorno sobre investimento) 11 vezes maior que outras estratégias de marketing digital. (TapInfluence)
  • Marketing de Influência é a estratégia de aquisição de clientes que mais está crescendo, à frente de busca orgânica, e-mail e links patrocinados. (Tomoson)
  • 51% dos profissionais acreditam que atraem consumidores mais qualificados por meio dos influenciadores. (Tomoson)
  • 37% dos profissionais apontaram o blog como o canal mais efetivo pro Marketing de Influência, seguido de Facebook (25%), YouTube (6%) e Instagram (6%). (Tomoson)
  • Produção de storytelling autêntico pra marca é apontado como o principal motivo pra investir em Marketing de Influência, seguido de maior alcance e melhor ROI. (TapInfluence)

Contar histórias é o que conecta

Por muito tempo a relação entre influenciadores e marcas era pontual, tudo se resumia aos publis e a parceria terminava por aí.

Hoje as empresas começaram a entender que quanto maior o relacionamento com o Creator, maior o lucro. Hoje já existe a preferência por personagens que geram conteúdo criativo e relacionamentos de longo prazo. Eles são chamados Embaixadores da marca e tem um relacionamento mais fiel com a mesma, o que transmite ainda mais confiança para os usuários online.

E aí, já pensou em usar algum creator para a sua marca?

Essa é uma das estratégias assertivas para o digital, mas é preciso tomar cuidado com quem você escolhe vincular a imagem da sua marca. Falamos sobre escolhas de influenciadores aqui.

 

Fale com a gente e entenda mais sobre como você pode usar um creator para promover a sua marca.

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