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A Black Friday tá chegando e esse é momento de se preparar para o grande dia.

By 16/09/2024setembro 20th, 2024No Comments

Se tem uma coisa que faz o brasileiro pular de alegria é a tal da promoção, não é?!

A Black Friday é um festival de descontos no Brasil para os apaixonados por comprar.

O termo surgiu nos anos de 1950, na Filadélfia, quando os lojistas viram uma oportunidade de reduzir seu estoque de produtos para começar as vendas de Natal, abaixando os preços dos itens que estavam parados.

Mas eles não esperavam uma coisa. As promoções chamavam tanta atenção, que o trânsito virava um verdadeiro caos, e com isso, os policiais apelidaram o dia de “Black Friday”, fazendo referência a ser um dia meio caótico para eles.

Este ano, a Black Friday vai cair no dia 29 de novembro, mas todo mundo sabe que a oportunidade para vender não é somente no dia. Ela se estende para a semana ou para o mês inteiro de novembro.

Gostou da explicação? A Chuva também é cultura!

Aproveite a Black Friday para lucrar ainda mais

Essa data é a oportunidade perfeita para limpar o seu estoque e ganhar em cima disso. Mas é importante se planejar para o grande mês, pois, para algumas lojas, o período de Black Friday consegue fazer o faturamento de um ano inteiro.

A pesquisa Panorama do Consumidor Black Friday, realizada pela Globo, traz dados valiosos para nortear as estratégias:

– 39% dos consumidores estão se planejamento para comprar;

– 49% acham atrativas as compras com descontos acima de 50%;

– 38% estão pensando em comprar com frete grátis.

E uma boa pedida também é apostar em percepção de maior benefício para o cliente, atrelar mais valor ao produto (mesmo que o seu desconto não seja atrativo de primeira. Confia e vai!).

Mas calma! É preciso estar antenado. O mundo muda e o comportamento do consumidor também. Hoje, todo mundo tem um celular ou computador na mão. Inclusive, é quase certeza que você tá lendo de algum desses exatamente agora.

Ba Dum Tss.

Voltando aos dados, 81% dos consumidores dizem pesquisar muito antes de realizar uma compra.

Ou seja, é a oportunidade perfeita pra sua empresa se diferenciar dos concorrentes e oferecer um produto 10/10 pro seu potencial cliente.

Vamos fazer aquele checklist das estratégias?

O que fazer na Black Friday:

1 – Faça uma revisão no seu estoque e veja o que está disponível

De nada adianta fazer uma promoção daquelas e não ter o produto para o cliente pegar. Então, garanta que tenha no estoque tudo que você vai vender.

2 – Analise previamente os preços dos concorrentes

Lembra que falamos sobre o consumidor pesquisar muito antes de comprar? Logicamente, o preço impacta na decisão de compra. Fique antenado nos preços do mercado para você não pisar na bola.

3 – Prepare o seu time para a Black Friday

Tudo que envolve cliente é muito sensível, mas em datas comemorativas, a sensibilidade aumenta o nível. Treine o seu time de vendas para estar 100% alinhado com as estratégias. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.

O que NÃO fazer na Black Friday:

1 – Black Fraude

Não existe nada pior do que se sentir enganado. Vai me dizer que você nunca viu aquela etiqueta anunciando promoção, mas na verdade é o valor original? Fazer isso é um verdadeiro tiro no pé, além de ser totalmente desonesto. Nada de fazer isso com seus clientes.

2 – Poucas formas de pagamento

Além do fator preço, os consumidores prezam pela facilidade na hora de comprar. Oferecer poucas formas de pagamento faz você perder muitas vendas. Esteja preparado para aceitar o máximo de formas de pagamento possíveis.

3 – Divulgação ruim

Do que adianta você preparar promoções imperdíveis se não forem bem divulgadas para os seus clientes? Pode aproveitar esse momento para investir em diversas formas de mídia. Lembre-se: quanto mais perto dos seus consumidores você estiver, mais retorno você pode ter.

Black Friday é uma ótima data de oportunidade e pode te render muitos frutos se tudo for planejado e feito direitinho. E como a nossa mente não para de criar nunca, aqui na Chuva já estamos planejando as estratégias perfeitas para os nossos clientes só saírem ganhando nesse período. Não é todo mundo que tem a criatividade que converte ao seu lado.

Quer beber da criatividade que converte? Acesse o blog da Chuva.

Leia também: A importância de metas, objetivos e KPIs para as empresas

Entre em contato com a gente para juntos fazermos a melhor Black Friday que o seu negócio já viu.

Fontes: Globo; E-Commerce Brasil; Blog Cielo; Hotmart