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Canal de transmissão: como implementar essa estratégia no seu negócio

Que o digital veio para revolucionar o mercado todo mundo tá cansado de saber. Mas, você aproveita todos os recursos disponíveis? Hoje, vamos te apresentar uma ferramenta que pode ser muito útil para o seu negócio: os canais de transmissão.

Bora lá!

O canal de transmissão é uma ferramenta de comunicação de um para muitos. Dessa forma, a marca se comunica com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, sem precisar enviar mensagens individuais.

É quase como uma fofoca, o que é ótimo pra gerar curiosidade.

As plataformas que se destacam por ter essa ferramenta são o WhatsApp e o Instagram, que juntos têm mais de 147 milhões de usuários ativos no Brasil.

Leita também: Manda no zap: Como usar o Whatsapp na sua estratégia de marketing digital

Tá, mas isso vai fazer diferença pra minha empresa?

Com certeza! Vivemos em uma era em que as marcas estão focando em melhorar cada vez mais a experiência do cliente. Os canais de transmissão surgiram para otimizar o tempo (seu e do cliente), vender e criar relacionamento.

É interessante perceber que, mesmo sendo voltado para uma mensagem coletiva, você consegue segmentar a comunicação, estabelecendo conexões com diferentes perfis. Ou seja: quando você conversa diretamente com o seu público, constrói uma comunidade em torno da marca.

Vem ver como ele funciona
É uma estratégia prática para marcas que querem ir além das vendas, que buscam construir genuínos com seu público.

Só a marca pode enviar mensagens pelos canais. Os seguidores podem interagir por meio de reações, enquetes e, até mesmo, respondendo no privado (quase sempre é querendo comprar).

Essa interação pode até te ajudar a ter insights pra nortear o seu planejamento de conteúdo, garantindo que as necessidades do seu público sejam atendidas de forma mais eficiente.

Como aplicar nas minhas estratégias?
Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis na hora de implementar o uso dessa ferramenta:

1. Se a gente se organizar, todo mundo se comunica.

Ao criar a sua lista de transmissão, planeje os conteúdos que você pretende postar, produtos que quer divulgar, horários de postagem e o mais importante: revise todas as informações (você não quer enfrentar problemas por propaganda enganosa).

2. Faça seu cliente se sentir único

Aproveite os canais de transmissão para escrever mensagens mais personalizadas, criar promoções e conteúdos exclusivos para os clientes que estão ali. Além de reforçar a imagem da sua marca, você cria uma conexão real com o seu público.

3. Crie conteúdo original

Que tal fazer um vídeo tutorial de como usar o seu produto? Um unboxing de reposição de estoque? Você demonstra conhecimento sobre o assunto e vira autoridade para os seus clientes (olha o branding aí). Inclusive, é uma ótima estratégia pra quem tá com aquele post que não foi tão bem ou aquele produto que tá encalhado.

4. Não seja igual ao contatinho
De nada adianta você criar um canal de transmissão, movimentar durante alguns dias e depois sumir. Procure sempre manter a constância no conteúdo e na interação com os clientes. O planejamento de conteúdo vai te ajudar nisso.

5. Nada de dar vácuo, hein?!

Dependendo do seu produto ou serviço, as mensagens dos clientes podem chegar de forma bem rápida. Não demore muito para responder e, em hipótese alguma, deixe de responder. Ninguém gosta de ser ignorado, então não faça isso com o seu cliente.

Agora que você já sabe dos benefícios dos canais de transmissão, bora criar uma comunidade engajada para a sua marca?

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Fontes: hubspot; sebrae; zendesk.

Chuva Comunicação Viva.