Existem 7 bilhões de pessoas no mundo e… 2 bilhões delas já estão no WhatsApp compartilhando mensagens de bom dia, longos áudios, fotos de bichinhos, figurinhas engraçadas e passando boa parte do dia na tela do app verdinho.
À parte disso, o aplicativo é grandão mesmo. Segundo dados da App Store e Play Store, o WhatsApp foi o 4º app mais baixado no mundo em 2023 e é o aplicativo de mensagens mais popular do planeta.
Mas, você já parou para pensar que: mesmo com todo mundo usando o WhatsApp, muitas empresas ainda não sabem utilizar a ferramenta como parte das suas estratégias de marketing digital?
Então, veja aqui 5 dicas para explorar os recursos do WhatsApp a favor da sua marca
1- Aposte nas mensagens personalizadas
Antes de tudo, precisamos lembrar que: o WhatsApp é uma rede social e, portanto, merece atenção, planejamento, estratégias, ações e conteúdos personalizados para ela, assim como o Instagram, TikTok, Youtube, LinkedIn e etc.
As mensagens personalizadas ou segmentadas têm mais chances de conversão, mesmo com menor alcance. Por isso, é importante conhecer o perfil do seu público e oferecer uma comunicação mais próxima e humanizada.
2- Listas de transmissão: use com moderação.
Já que o diálogo precisa ser humanizado, é preciso ficar ligado: o excesso de mensagens “padrão” pode acabar sendo invasivo e criar um sentimento de rejeição à sua marca. Comunique as promoções, ofertas e cupons via lista de transmissão, mas sempre pergunte ao seu cliente se ele gostaria de continuar recebendo o conteúdo ou não.
E, claro, aposte na criatividade para enviar mensagens que surpreendam e despertem o interesse do seu cliente em continuar a conversa ou fazer um outro contato.
3- Use o WhatsApp como ponto de conversão
Aproveite as outras mídias e redes sociais da sua marca para capturar a atenção do seu público e direcioná-lo para uma conversa no WhatsApp. O ideal é criar peças que despertam curiosidade e instigam a busca por mais informações sobre o seu produto e serviço, oferecendo o chat do WhatsApp como uma opção prática, confiável e humanizada para essa busca.
Assim é possível obter leads e ainda criar um ponto de comunicação direta com o seu consumidor final.
4- Aposte nas Vendas pelo Zap Em um mundo digital, a praticidade na hora de comprar é um fator importante de decisão. E dá pra, literalmente, transformar o zap da sua empresa em uma loja on-line.
O WhatsApp já possui a função “criar catálogo” que permite que seus clientes naveguem pelos seus produtos e serviços sem serem redirecionados para outro lugar. Ainda é possível enviar e receber dinheiro no aplicativo com o recurso do WhatsApp Pay. O PagSeguro e o Mercado Pago também são opções disponíveis para realizar pagamentos diretos no app.
Veja como criar um catálogo de produtos no WhatsApp aqui.
5- Compartilhe conteúdo relevante
Além de promoções e serviços, o marketing no WhatsApp também precisa priorizar o compartilhamento de outros conteúdos de interesse do seu público.
Por isso, enviar dicas e notícias relacionadas ao seu negócio é uma estratégia de manter o seu cliente por perto sem necessariamente estar tentando convencê-lo de uma compra.
Bom, e para aplicar todas essas dicas é preciso lembrar que você deve ter uma conta no WhatsApp Business, versão exclusiva para empresas, e solicitar o opt-in, que é uma autorização para entrar em contato com os seus leads usando este canal.
Quer montar uma estratégia eficiente e personalizada para a sua marca?
Então, fale com a Chuva no WhatsApp e saiba mais sobre a criatividade que converte.
Fontes: meio&mensagem ; Sebrae