Anunciada há dois anos, a nova versão do Google Analytics irá substituir definitivamente o Universal Analytics a partir do dia 1º de julho. Ou seja, a contagem regressiva já começou e uma nova era nas estratégias de marketing digital vem aí.
A ferramenta segue sendo gratuita (oba!) e o GA4 traz uma versão mais moderna, algumas diferenças na interface e novas funcionalidades. As informações agora são divididas de uma forma mais segmentada e melhor estruturadas em blocos.
Veja outras 4 principais mudanças:
1. Análise de Apps
Provavelmente, a novidade mais empolgante do Google Analytics 4 é esta: a análise de aplicativos sem a necessidade do firebase. Com isso, quem tem os dois (site e APP) o GA4 tem tudo em uma tela só. Não precisa somar mais dados e ainda eliminou a duplicidade do UA, agora conseguimos identificar que um mesmo usuário entrou no app e no site. Assim é possível acompanhar a jornada do usuário de forma correta. Ou seja: vamos poder traçar estratégias muito mais assertivas.
Imagina o que poderemos fazer?!
2. Análises com base em eventos
Outra mudança importante é na forma como a ferramenta faz a coleta dos dados. Na versão anterior, o dado era coletado com base em hits de pageviews. Já no GA4, essa análise é realizada com base em todas as interações que o usuário tem no site ou no app (eventos). O Google Analytics 4 se baseia nas ações tomadas pelos usuários ao navegar pela página, como: descer a barra de rolagem, buscar algum produto específico, adicionar ao carrinho, clicar em um botão ou menu etc.
3. Novas métricas
Além disso, a atualização contará com 4 novas métricas relacionadas à taxa de rejeição, que são: sessões engajadas, sessões engajadas por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento. Assim, será possível rastrear as interações do usuário de uma forma mais precisa, para criar estratégias mais assertivas.
4. Machine Learning
Uma outra novidade sensacional é o Machine Learning. O aprendizado de máquina é mais inteligente e seguro para reduzir a dependência de cookies para as análises. E sobre a proteção à privacidade dos usuários, ela é garantida e adequada à LGPD já aplicada.
Ah, e o GA4 oferece até a opção de criar alertas automáticos ao identificar alguma tendência interessante no comportamento dos usuários.
Por último, mas não menos importante – muito pelo contrário, vale lembrar que é realmente necessário fazer a migração do Universal Analytics para o GA4, já que a versão antiga será desativada automaticamente a partir de 1º de julho de 2023.
Na central de ajuda do Google Analytics, você pode conferir tudo na íntegra.
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