Skip to main content
Comunicação Viva

Sua marca precisa estar em todas as redes sociais?

Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok, Linkedin, Youtube, WhatsApp, Pinterest… São tantas redes sociais e com um mundo tão digital fica difícil não querer marcar presença em todas. Mas será que sua empresa precisa mesmo disso? 🤔

Antes de criar contas em todas as redes sociais, é importante ter em mente algumas questões:

– Por que sua marca quer estar naquela rede social?

– Seu cliente/público está lá?

– O conteúdo consumido nela coincide com o posicionamento da sua empresa?

– Você vai conseguir gerenciar mais uma rede social?

Então, com as respostas dessas perguntas vamos ter a capacidade de entender mais se sua empresa precisa mesmo estar em mais uma rede social. Vamos falar melhor sobre cada questão.

Por que sua marca quer estar naquela rede social?

É importante ter um bom motivo para investir na rede social. Se o objetivo é divulgação da sua empresa e/ou manter contato e interagir com o seu público e/ou Aumentar as vendas e clientes?

Além de te ajudar a saber se você realmente precisa estar naquela plataforma, essa pergunta também pode nortear o objetivo a ser trabalhado.

Seu cliente/público está lá?

Não adianta investir em uma plataforma que o seu público não esteja. Antes de criar uma conta em uma rede social, entenda quais são as favoritas do seu público e suas preferências.

Para isso, se faça mais algumas perguntas:

Qual o seu público?

Onde ele está?

O que ele quer ver?

Pelo que ele se interessa?

Por meio de pesquisas e entrevistas com quem já é seu cliente, conseguimos descobrir qual é o perfil. Aliás, outra ferramenta que funciona bem na hora de entender melhor o seu público é o mapa da empatia. Você pode entender mais sobre ele clicando aqui.

Mais do que apenas definir suas metas ou construir uma estratégia de marketing digital é importante conhecer a sua audiência a fundo. E, também, entender que, caso seu público não esteja em determinada plataforma, talvez sua empresa também não deva estar.

O conteúdo consumido na rede social coincide com o posicionamento da sua empresa?

É extremamente importante lembrar que cada rede social tem a sua particularidade. E isso vale tanto para o conteúdo consumido por lá, quanto para a forma de interagir e o público.

O Linkedin é uma rede social voltada para fins profissionais. Ele é mais usado por empresas para recrutamento de novos profissionais, para troca de experiências profissionais e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

A plataforma tem se tornado cada dia mais parecida com outras redes, como o Facebook. Contudo, as semelhanças param nas funcionalidades e layout: em vez de amigos, temos conexões; as comunidades também são diferentes, no Linkedin elas são voltadas para interesses em algum tema, profissão ou mercado específicos, no Facebook, temos uma rede social mais versátil e muito mais abrangente, que reúne várias funcionalidades em uma única plataforma. Ele funciona bem para gerar negócios e conhecer pessoas, relacionar-se com familiares e amigos e, até mesmo, compartilhar informações.

Por isso também que, para empresas que querem investir em Inbound Marketing, é praticamente impossível não marcar presença no Facebook. Atualmente, ele é a segunda rede social mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para o Youtube.

O Instagram é uma plataforma mais visual. É interessante criar uma conta se você quer oportunidades de divulgar seus conteúdos, produtos e serviços de maneira mais visual. Também é uma ótima rede para humanizar a sua marca, divulgando seus bastidores e apresentando a equipe, por exemplo. Tem diversas ferramentas que podem ajudar a sua empresa a se destacar, como é o caso dos stories, IGTV e Reels.

Outra rede social interessante, principalmente para um contato mais intimista com o seu cliente, é o WhatsApp. Hoje, ele ocupa o terceiro lugar das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. Como muitas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, muitas pessoas utiliza o “zap” para se informar.

Existem várias outras redes sociais como o Youtube, voltada para divulgação de resenhas de produtos, campanhas e conteúdos em vídeo que seu público se atraia. Ainda assim, temos o Pinterest, ideal para divulgar fotos dos seus produtos e conteúdos, além de auxiliar no aumento de tráfego orgânico do seu site. Ah, para saber mais sobre tráfego orgânico e pago, clica aqui que te explicamos tudo.

Atualmente, outras redes que ganham destaque são o Twitter e o Tik Tok. O Twitter é usado principalmente como segunda tela: lá os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, sobre reality shows, jogos de futebol, séries, filmes e o que acontece no mundo, tudo por posts de até 240 caracteres. Mas, dependendo do seu negócio e da forma que a rede social é utilizada, o Twitter pode ser fonte de leads e vendas ou mais um canal para interagir com o seu público.

Já o Tik Tok foi uma das últimas redes sociais a bombar e ele está crescendo a cada dia. É mais utilizada por jovens e é conhecida devido aos seus challanges de dança e conteúdos que viralizam na internet. Essa é uma plataforma voltada para conteúdos mais rápidos e dinâmicos.

Se você não poderá disponibilizar imagens visualmente bonitas (não vale usar só em bancos de imagens, hein?!), será que o Pinterest ou o Instagram são boas opções?

Agora, se sua empresa tem um estilo mais informal e próximo e consegue se comunicar de maneira mais sucinta e instantânea, talvez o Twitter possa ser um bom lugar para se estar.

Por isso, além do seu consumidor, devemos pensar na usabilidade e público de cada rede social. Estes pontos servirão como bons guias na hora de definir as plataformas onde sua empresa precisa estar.

Você vai conseguir gerenciar mais uma rede social?

Sabemos que as redes sociais são uma ótima opção para se aproximar e interagir com o nosso público, mas não adianta escolher as redes sociais ideais para a sua empresa se você não vai conseguir gerenciá-las.

Não é recomendado criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram e deixá-los parados. É preciso ter frequência nas plataformas.

Ter uma rede social significa estar disponível para responder os usuários, interagir e entregar conteúdo relevante para o seu público. E, na correria do dia a dia sabemos que isso pode não entrar na sua lista de prioridades.

Para te ajudar com isso, contratar um serviço especializado pode ser uma ótima opção. Aqui na Chuva, temos experiência para criar as estratégias mais assertivas para o seu negócio.

Assim como em outras áreas, estratégia de marketing para as redes sociais também precisa de planejamento, metas bem estruturadas, análises e uma boa execução para que haja resultados positivos, trazendo frequência, engajamento e, consequentemente, crescimento da sua empresa nas redes sociais.

Quer saber mais sobre os nossos serviços digitais? Entre em contato. 😉

📲 27 3026-3863

📨 [email protected]

Chuva Comunicação Viva.