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Comunicação Viva

Mídia externa ou online: qual a melhor estratégia pra minha marca?

As novidades e tendências das mídias externas e digitais
OOH!

Esta pode até parecer apenas uma expressão de surpresa, mas a mídia OOH é uma abreviação para Out Of Home (fora de casa). É a famosa mídia externa.

Talvez você pense que ela anda out of fashion (fora de moda kkkk) e que só a mídia online gera resultados atualmente. A gente já te adianta que não é bem assim.

Tem muita coisa nova pra explorar nos dois tipos de mídias.

 

Mas afinal, qual a melhor opção: mídia externa ou mídia on?

Antes de darmos a resposta, precisamos entender o que é cada uma, o que oferecem de possibilidades e quais as tendências.


Mídia OOH

 

É um grande conjunto de mídias externas, como outdoor, empena, painel de LED, busdoor, relógio digital, banca de jornal, inflável, cabine de pedágio e vários outros modelos.

O principal objetivo de uma mídia OOH é entregar uma mensagem ao público nas ruas, avenidas, rodovias, praças, parques, exposições, shoppings e eventos públicos ou privados.

 

 

Novas possibilidades

Anunciar em mídias externas não precisa ser sempre a mesma coisa. As infinitas opções permitem – e sempre permitiram – oportunidades criativas, como um formato diferente de outdoor ou abrigo de ônibus interativo para passageiros.

Percebendo o constante avanço das mídias online e das experiências por meio das telas, o setor tem se profissionalizado cada vez mais. Um ponto que tem sido bem explorado é a expansão das conexões marca x consumidor por meio de outros sentidos, além da visão, como tato, olfato, audição e paladar. É uma forma de trazer o público pra perto e gerar interação e identificação.

Outra tendência da mídia exterior são os trabalhos com 3D e com a customização, como o Spotify fez, envelopando um ponto de ônibus e colocando os nomes de músicas mais bombadas no momento, como SENTA.

(Crédito: Clear Channel)

Seguindo a linha de customização, a TIM investiu em cenografia de impacto. A ideia era provocar identificação com a marca e desejo de compra. O processo de produção envolveu MDF naval adesivado com impressão digital para manter a qualidade da peça.

(Crédito: ótima/eletromídia)

 

Mídia On

As mídias online são todo e qualquer tipo de comunicação feita ou direcionada a algum dispositivo eletrônico (smartphone, tablet e computador. O principal objetivo delas é conectar a marca ao público ou converter um lead em cliente.

Os meios mais utilizados são SEO (Otimização para motores de busca), publicidade paga por clique, marketing de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing.

A mídia online possibilita direcionar anúncios específicos baseados em gênero, idade, estado civil, profissão, localização, gostos pessoais etc. Além disso, é possível que sua empresa rastreie o que os clientes estão fazendo online e como eles chegam no seu site.

 

As vantagens de cada uma

Mídia OOH

  • Custo-benefício
  • Poder de impacto
  • Amplo alcance
  • Divulgação em massa ou segmentada

 

Mídia On

  • Baixo orçamento para ótimo alcance
  • Segmentação de público
  • Comunicação direcionada
  • Alto nível de interação
  • Construção de conexões
  • Dados mensuráveis

 

Agora que você já tá por dentro do assunto, voltamos à pergunta: qual a melhor opção: mídia externa ou mídia on?

Depende. Depende do seu negócio, do seu público, do seu objetivo e do alcance que deseja ter. Por exemplo: se o objetivo da campanha é gerar visibilidade rápida e atingir muita gente, opte pelas mídias externas. Agora, se a sua marca tá focada numa audiência menor e mais qualificada, as mídias online são a indicação.

Mas melhor ainda é quando a empresa consegue unir a mídia OOH e a mídia on e trabalhar a interação entre elas. Uma das várias opções é a combinação da mensagem anunciada com funcionalidade digitais, como o QR code e códigos promocionais que dão descontos no e-commerce.

 

Muita calma no tudo junto e misturado

Não é porque as duas mídias têm benefícios que você vai sair anunciando sem um bom planejamento e em qualquer lugar, né?!

Depois de ter em mente os objetivos, públicos e verba disponível, tem todo um processo estratégico que envolve pesquisa, brainstorm e criação.

E é nessa parte que a Chuva entra.

Fale com a gente, bora trocar uma ideia!

 

Fontes: rockcontent; meio&mensagem

Chuva Comunicação Viva.