Pensa num alfajor. Pensou? Agora, pensa no Alfajor da Turma da Mônica.
Certeza que veio aquele gostinho de infância na sua mente, né?!
Essa é a sensação que marcas querem trazer à tona quando relançam um produto ou serviço depois de anos. A essa estratégia damos o nome de Marketing de Nostalgia.
Mas por que isso se tornou tendência?
Porque vende. Simples assim! ✨
Mas é claro que trouxemos mais informações sobre o assunto.
O marketing de nostalgia desperta o sentimento de saudade, uma memória emocional e, consequentemente, o desejo de compra. E é aí que muitas marcas têm enxergado uma estratégia bem forte e convincente, uma vez que a nostalgia faz as pessoas se sentirem pertencentes a algo.
Os millenials, nascidos entre 1981 e 1996, viveram a transição do mundo analógico para o virtual. Grande parte de suas vidas, como infância e adolescência, foi nos anos 90 e 00. Hoje, essas pessoas têm poder de compra. E é por isso que muuuitas marcas estão trazendo produtos, jogos, filmes e séries dessa época.
A papelaria que tirou seus planos do papel e apostou no Marketing de Nostalgia
Um dos casos mais recentes é o da Castorino, uma tradicional papelaria capixaba, que estourou no TikTok ao postar vídeos abrindo produtos parados no estoque desde os anos 90.
@papelaria_castorino No final quase chorei🥹
Pessoas do Brasil todo tão querendo, desesperadamente, comprar canetas, cadernos e até estojos antigos. Já são mais de 2M de likes nos vídeos.
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Essa aqui fez todo mundo se derreter
Na Páscoa deste ano, a Cacau Show entregou tudo: lançou uma coleção de ovos de chocolate acompanhados das pelúcias dos Ursinhos Carinhosos.
Você lembra? O desenho foi sucesso no Brasil nos anos 80 e 90 e trazia pros lares muito carinho, amor e diversão.
Essa estratégia impulsionou as vendas e representa grande parte do faturamento da Páscoa deste ano, que alcançou R$ 1,1 bilhão*.
A nostalgia na cultura pop
Uma notícia que também estourou em 2023 foi o lançamento do live action da Barbie.
O público desse filme são adultos que foram crianças há mais ou menos 20 anos, os millenials, e que sonhavam em ter a boneca ou ser como ela. Quando os posters foram lançados, geral correu e fez o seu próprio nas redes sociais.
Play na nostalgia
Em 2016, a febre mundial foi o Pokémon GO, jogo lançado para relembrar o desenho que foi sucesso mais de uma década antes. Com uso da realidade aumentada, os jogadores sentiam que realmente faziam parte daquele mundo, uma vez que o jogo permitia capturar as criaturas da mesma forma que no desenho.
Ser criativo também envolve estratégia
Não viaja na maionese!
Pesquise bastante e planeje antes de criar uma campanha. Ofereça uma experiência coerente com o seu negócio e, claro, com o seu público.
O importante é relacionar a nostalgia ao tipo de conteúdo que sua marca oferece.
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