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Marketing de nostalgia: saudade do que a gente já viveu

Pensa num alfajor. Pensou? Agora, pensa no Alfajor da Turma da Mônica.

Certeza que veio aquele gostinho de infância na sua mente, né?!

Essa é a sensação que marcas querem trazer à tona quando relançam um produto ou serviço depois de anos. A essa estratégia damos o nome de Marketing de Nostalgia.

 

Mas por que isso se tornou tendência?

Porque vende. Simples assim! ✨

Mas é claro que trouxemos mais informações sobre o assunto.

O marketing de nostalgia desperta o sentimento de saudade, uma memória emocional e, consequentemente, o desejo de compra. E é aí que muitas marcas têm enxergado uma estratégia bem forte e convincente, uma vez que a nostalgia faz as pessoas se sentirem pertencentes a algo.

Os millenials, nascidos entre 1981 e 1996, viveram a transição do mundo analógico para o virtual. Grande parte de suas vidas, como infância e adolescência, foi nos anos 90 e 00. Hoje, essas pessoas têm poder de compra. E é por isso que muuuitas marcas estão trazendo produtos, jogos, filmes e séries dessa época.

 

A papelaria que tirou seus planos do papel e apostou no Marketing de Nostalgia

Um dos casos mais recentes é o da Castorino, uma tradicional papelaria capixaba, que estourou no TikTok ao postar vídeos abrindo produtos parados no estoque desde os anos 90.

@papelaria_castorino

No final quase chorei🥹

♬ som original – Castorino Santana

 

Pessoas do Brasil todo tão querendo, desesperadamente, comprar canetas, cadernos e até estojos antigos. Já são mais de 2M de likes nos vídeos.

Leia também: For you Page: o que é? Onde vive? Do que se alimenta?  →

Essa aqui fez todo mundo se derreter

Na Páscoa deste ano, a Cacau Show entregou tudo: lançou uma coleção de ovos de chocolate acompanhados das pelúcias dos Ursinhos Carinhosos.

Você lembra? O desenho foi sucesso no Brasil nos anos 80 e 90 e trazia pros lares muito carinho, amor e diversão.

Essa estratégia impulsionou as vendas e representa grande parte do faturamento da Páscoa deste ano, que alcançou R$ 1,1 bilhão*.

A nostalgia na cultura pop

Uma notícia que também estourou em 2023 foi o lançamento do live action da Barbie.

O público desse filme são adultos que foram crianças há mais ou menos 20 anos, os millenials, e que sonhavam em ter a boneca ou ser como ela. Quando os posters foram lançados, geral correu e fez o seu próprio nas redes sociais.

 

Play na nostalgia

Em 2016, a febre mundial foi o Pokémon GO, jogo lançado para relembrar o desenho que foi sucesso mais de uma década antes. Com uso da realidade aumentada, os jogadores sentiam que realmente faziam parte daquele mundo, uma vez que o jogo permitia capturar as criaturas da mesma forma que no desenho.

Ser criativo também envolve estratégia

Não viaja na maionese!

Pesquise bastante e planeje antes de criar uma campanha. Ofereça uma experiência coerente com o seu negócio e, claro, com o seu público.

O importante é relacionar a nostalgia ao tipo de conteúdo que sua marca oferece.

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