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Marketing da Barbie: veja o que está por trás do sucesso da trend cor de rosa

Um dos longas mais aguardados do ano está prestes a ser lançado. O live action de Barbie chega aos cinemas nesta sexta-feira (21 de julho), mas a divulgação do filme já está rolando faz um tempo e as estratégias de marketing unem criatividade, engajamento e, claro, tudo o que as redes sociais mais amam: trends e collabs.

Desde a soundtrack que mais parece um line-up de um grande festival, com nomes como Dua Lipa, Nicki Minaj, Karol G, Tame Impala e Kali Uchis, ao tapete rosa para as premieres de divulgação, tudo nesse case tem sido impecável e super bem pensado e executado.

Mas, o que está por trás do sucesso do Marketing da Barbie?


Branding

A Barbie é uma marca forte, poderosa e sabe disso. Basta um simples outdoor com o tom correto de rosa e uma data para que todo mundo entenda a mensagem. Uma das peças que viralizaram na internet foi essa daí, que apostou na lembrança de marca para atrair a atenção do público e gerar o maior burburinho.


Cultura ESG

Nas últimas semanas, as redes sociais ficaram mais rosa do que nunca e não se fala em outra coisa a não ser ela: Barbie. Ou melhor, todas elas. O filme traz mais diversidade e representatividade com várias bonecas Barbie diferentes no elenco, mostrando que a marca está atenta às críticas sociais que recebeu ao longo da história e procura evoluir o seu discurso com os pilares do ESG.

Leia também: ESG e Diversidade: Caminhos para uma gestão sustentável e inclusiva 


Nostalgia

O tema da nostalgia está em alta e já falamos um pouco sobre isso aqui. E com toda essa volta às estéticas do passado, muitas marcas entraram de cabeça no mundo cor de rosa para impulsionar as suas vendas e criar novas experiências com o consumidor. Os produtos e linhas especiais com a boneca mais famosa do planeta vão desde as clássicas casas de boneca, produtos de maquiagem, linha de roupas e acessórios e até mesmo um cruzeiro da Barbie. Sem falar em uma acomodação totalmente inspirada na casa da Barbie no Airbnb, em Malibu e lanche todo trabalhado no barbiecore.

As collabs não param de acontecer e até mesmo marcas que não têm produtos da franquia estão se aproveitando da temática para criar conteúdos e ganhar engajamento.

Afinal, quem é que quer ficar de fora do assunto do momento, né?


Inteligência Artificial

Outra queridinha do momento é a IA. E foi por isso que a equipe de marketing do filme criou ainda uma ferramenta de inteligência artificial que permite aos usuários criarem as suas opções personalizadas do pôster do filme.

O resultado? Deu mais do que certo e a estratégia ainda rendeu o que a internet mais ama (e nós também): muitos memes e bastante engajamento orgânico.

 

E nem o metaverso ficou fora das estratégias, viu? As parcerias incluem looks exclusivos da Forever 21 na plataforma Roblox, consoles rosas para o Xbox e até mesmo o carro da Barbie e Ken para o Forza Horizon 5.

Bom, e o que será que podemos esperar com todas essas ações de marketing? Um grande sucesso de bilheteria, no mínimo.

E aí, você vai assistir? 👀

Chuva Comunicação Viva.