Skip to main content
Dicas

ESG e Diversidade: Caminhos para uma Gestão Sustentável e Inclusiva

ESG e diversidade

Entenda o que é ESG, quais as práticas e os benefícios para as suas estratégias de marketing.

Estamos em junho, o mês mais colorido do ano e quando as cores do arco-íris tomam conta das ruas, dos programas de TV, dos conteúdos das redes sociais e, claro, dos olhares e campanhas de marcas e empresas.

A parada do orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, por exemplo, chegou à sua 27ª edição com patrocínio de grandes marcas, como Smirnoff, Amstel, Vivo, Mercado Livre, Burger King, Terra, Rede Globo, entre outras.

Para além das discussões de Twitter que tentam decidir se o apoio é pink money ou não, o fato é que cada vez mais marcas e empresas se aproximam e abraçam temas como diversidade, sustentabilidade e inclusão. E isso tem muito a ver com estratégias de ESG e a era do marketing responsável.

O que é ESG?

ESG é uma sigla para o termo em inglês Environmental, Social and Governance, que traduzindo quer dizer: ambiental, social e governança. Ou seja: o conceito de ESG tem uma abordagem mais voltada para os princípios e valores da marca, com foco em questões socioambientais.


E por que isso?

A nova geração de consumidores procura cada vez mais por produtos sustentáveis e por marcas engajadas com causas relevantes. Mas eles não querem apenas um logo colorido durante o mês do orgulho ou um comercial bonito na semana do meio ambiente. O público quer verdade e ação.

Muito bonito.
Mas e as vantagens?

Sabendo que o comportamento do consumidor influencia diretamente as decisões e estratégias de marca, um modelo de negócio nos pilares ESG traz benefícios como:

  • Fortalecimento de imagem de marca com o mercado, público e a comunidade: uma preocupação genuína é sempre bem-vinda e bem-vista.
  • Fidelização de clientes: as pessoas se identificam com os seus valores.
  • Redução de custos: iniciativas que diminuem os gastos de energia e o desperdício de materiais refletem bem no bolso e no planeta.

E como faz pra ser do clube ESG?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, veja como aplicar o conceito na prática:

1. Entenda o seu público

Descubra o que ele busca, seus interesses e com quais questões e causas está engajado. É por causa dele que você está se posicionando.

2. Planeje ações internas

A mudança acontece de dentro para fora. Treinar a equipe e promover ações efetivas sobre consumo consciente e diversidade de gênero, por exemplo, são essenciais.

3. Tenha metas e faça análises de riscos

Ninguém muda assim do dia pra noite. Por isso, o ideal é entender como, quando e quais as melhores ferramentas para implementar práticas de ESG na empresa.

4. Transparência sempre

Sem passar pano, hein?!
Em suma, os discursos precisam sair do papel e o ideal é mostrar de forma sincera como a marca está comprometida com a causa.

Já deu pra ver que ESG converte, né?!

Ainda mais de uma forma criativa e estratégica, do jeito que a gente gosta de trabalhar aqui na Chuva. Inclusive, já falamos um pouco sobre a publicidade e diversidade nessa matéria: Você sente que as campanhas publicitárias te representam?

Leia também: 5 filmes e series para assistir no dia do orgulho lgbt →

E aí, o que achou do conteúdo?

Bora engajar mais com boas causas e boas pessoas.
Entre em contato com a Chuva, vamos conversar!

Chuva Comunicação Viva.