Por essa a gente esperava.
Seguindo os rumos das tendências do e-commerce, o Instagram liberou uma nova função na plataforma que promete facilitar a rotina dos negócios presentes por lá: pagamento e rastreamento feitos por mensagem direta, mais conhecida como “DM”. E existe uma explicação pra isso, que vamos abordar mais à frente.
Lá nos states (EUA), os usuários já estão usufruindo dessa funcionalidade. Na prática, a novidade segue o mesmo parâmetro do WhatsApp, outro aplicativo da Meta.
Sobre o funcionamento
O cliente interessado manda uma DM para a loja/vendedor, que enviará uma solicitação de pagamento pelo próprio chat do Instagram. A compra seguirá para o botão “Pagar”. Em seguida, o cliente precisará preencher as informações de entrega e de pagamento, que será feito apenas pelo PayPal.
A rede social ainda não divulgou como, mas também será possível rastrear o pedido lá mesmo no direct.
O que Mark Zuckerberg quer com isso?
Agora vem a explicação do que dissemos no primeiro parágrafo: o objetivo é simplificar o processo de compra e venda, além de, claro, aproximar a relação dos pequenos e médios negócios com os clientes.
A ideia não é original da Meta. Zuckerberg vem acompanhando plataformas chinesas que misturam redes sociais e e-commerce, as social commerces, e estão se tornando verdadeiros marketplaces.
É tudo friamente calculado
Segundo uma pesquisa do eMarketer, cerca de 44% dos usuários de internet na China realizaram uma compra de bens ou serviço em 2020 por meio de uma social commerce, como o WeChat e a Douyin (a versão chinesa do TikTok).
ATÉ AÍ TUDO BEM!
Acontece que existe uma previsão bem significativa: a estimativa é que esse número ultrapasse os 50% até o final de 2024.
Uma enorme fatia, né?!
Essa novidade traz possibilidades que acrescentam ainda mais o real time à jornada do cliente. O que isso significa: criar novas formas de expor os produtos e serviços, como em lives, por exemplo; além de estratégias que agilizem ainda mais a concretização das vendas.
Por outro lado, essa atualização vai exigir uma interação ainda mais frequente das empresas, com SAC, fornecimento de informações e feedbacks.
Massa demais! Quando posso começar a usar?
Calma aí. Infelizmente, a novidade não tem data para chegar a outros países.
Prometeu e ainda não entregou.
Mark não é e nunca foi bobo. E nós também não.
Por aqui, já estamos ansiosos pra começar a usar a nova funcionalidade de pagamento e rastreamento e descobrir todas as estratégias que poderão ser desenvolvidas.
Será que vem aí na Black Friday?