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Creator Economy: o que é? Qual a importância para as marcas? Hoje, no blog da Chuva

Você já ouviu falar em Creator economy? Antes de mais nada, precisamos entender as diferenças entre creator e influencer. Pois é, eles não são a mesma coisa, apesar de muita gente confundir. E podemos provar.

O influencer nasce da sua notoriedade e fama conquistada, seja lá qual for o motivo. São assim chamados porque conseguem criar comunidades em torno de si e influenciá-las. Nem sempre são criadores de algum tipo de conteúdo, mas fazem com que os seguidores acompanhem o que andam fazendo.

o creator é um criador de conteúdo. Usa de sua criatividade, originalidade e personalidade para falar de marcas e produtos, criando mais conexão com o público. E mais do que isso: criadores entendem melhor a sua audiência porque são parte dela, crescem junto, vivem junto.

E é sobre isso que vamos falar.

Autenticidade, eu escolho você!

Para complementar a conversa, não podemos esquecer a necessidade e a busca – cada vez maior – pela autenticidade (alô, palavra do ano da Chuva). Todo mundo já tá cansado de saber que as marcas precisam ir além do tradicional, encontrar sua voz e conseguir conversar genuinamente com seu público. E isso é algo que criadores fazem naturalmente.

E se alguma vez já dissemos que o importante é criar conteúdo, hoje não dizemos mais. O importante não é apenas criar conteúdo, mas transmitir relevância com o que está sendo falado e iniciar conversas autênticas. E isso, convenhamos, é bem desafiador.

O que as marcas podem & devem aprender?

Confiar e dar liberdade criativa. Permitir que o criador imprima sua personalidade no conteúdo.

E se a sua marca quer se conectar de verdade com o público, é preciso levar em consideração seus interesses, preocupações e aspirações. Aqui entra a autenticidade do criador de conteúdo.

Na campanha do Vest 2024 Multivix, criada pela Chuva em parceria com o cliente, demos total liberdade para que o Cesar MC criasse o single do zero, tendo apenas algumas palavras como norte. Nos conteúdos digitais, ele também usou a voz pra falar sobre vencer de verdade, usando sua própria verdade. A música “Ser de Verdade” ultrapassou o número de 190 mil reproduções no Spotify em poucos dias.

Resultado: a marca alcançou uma audiência engajada e Cesar amplificou sua voz e alcance.

Conselho é bom e a gente dá, sim!

Quer que a sua marca seja uma criadora?

Faça como os creators; agarre-se à autenticidade, à sua originalidade. Crie e participe ativamente de diálogos com o seu público, mas entenda que não é qualquer assunto que faz sentido pra você. Seja mais do que uma marca que quer apenas vender.

Creators de bilhões

Os creators também não estão mais satisfeitos em apenas criar conteúdo, eles querem e estão criando suas próprias marcas. E quando falamos de economia a nível global, essa geração de microempreendedores está avaliada em mais de US$ 20 bilhões, segundo a Forbes.

Fontes: B9; meio&mensagem

Chuva Comunicação Viva.