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Você já ouviu falar em Creator economy? Antes de mais nada, precisamos entender as diferenças entre creator e influencer. Pois é, eles não são a mesma coisa, apesar de muita gente confundir. E podemos provar.
O influencer nasce da sua notoriedade e fama conquistada, seja lá qual for o motivo. São assim chamados porque conseguem criar comunidades em torno de si e influenciá-las. Nem sempre são criadores de algum tipo de conteúdo, mas fazem com que os seguidores acompanhem o que andam fazendo.
Já o creator é um criador de conteúdo. Usa de sua criatividade, originalidade e personalidade para falar de marcas e produtos, criando mais conexão com o público. E mais do que isso: criadores entendem melhor a sua audiência porque são parte dela, crescem junto, vivem junto.
E é sobre isso que vamos falar.
Autenticidade, eu escolho você!
Para complementar a conversa, não podemos esquecer a necessidade e a busca – cada vez maior – pela autenticidade (alô, palavra do ano da Chuva). Todo mundo já tá cansado de saber que as marcas precisam ir além do tradicional, encontrar sua voz e conseguir conversar genuinamente com seu público. E isso é algo que criadores fazem naturalmente.
E se alguma vez já dissemos que o importante é criar conteúdo, hoje não dizemos mais. O importante não é apenas criar conteúdo, mas transmitir relevância com o que está sendo falado e iniciar conversas autênticas. E isso, convenhamos, é bem desafiador.
O que as marcas podem & devem aprender?
Confiar e dar liberdade criativa. Permitir que o criador imprima sua personalidade no conteúdo.
E se a sua marca quer se conectar de verdade com o público, é preciso levar em consideração seus interesses, preocupações e aspirações. Aqui entra a autenticidade do criador de conteúdo.
Na campanha do Vest 2024 Multivix, criada pela Chuva em parceria com o cliente, demos total liberdade para que o Cesar MC criasse o single do zero, tendo apenas algumas palavras como norte. Nos conteúdos digitais, ele também usou a voz pra falar sobre vencer de verdade, usando sua própria verdade. A música “Ser de Verdade” ultrapassou o número de 190 mil reproduções no Spotify em poucos dias.
Resultado: a marca alcançou uma audiência engajada e Cesar amplificou sua voz e alcance.
Conselho é bom e a gente dá, sim!
Quer que a sua marca seja uma criadora?
Faça como os creators; agarre-se à autenticidade, à sua originalidade. Crie e participe ativamente de diálogos com o seu público, mas entenda que não é qualquer assunto que faz sentido pra você. Seja mais do que uma marca que quer apenas vender.
Creators de bilhões
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Os creators também não estão mais satisfeitos em apenas criar conteúdo, eles querem e estão criando suas próprias marcas. E quando falamos de economia a nível global, essa geração de microempreendedores está avaliada em mais de US$ 20 bilhões, segundo a Forbes.
Fontes: B9; meio&mensagem