Quando o assunto é representatividade feminina nós já nos encontramos no caminho certo, hoje encontramos personagens que representam as mulheres de forma fiel e como elas gostariam de ser representadas em: jogos, livros, filmes, séries, desenhos e outros tipos de produções audiovisuais.
Toda essa representatividade assertiva vem de quem mais entende do assunto: ELAS. Por muito tempo os personagens famosos que conhecemos foram idealizados por homens, que sempre fizeram o que lhes bem entendiam, personagens sexualizados, imposição de um padrão de beleza e muitos outros problemas que existiram por décadas.
Mas o cenário mudou e vem mudando cada vez mais, graças a elas, que vem conquistando espaço e assumindo posições que antes eram dominadas pelos homens.
E já que o assunto é representatividade, selecionamos 5 filmes e séries feitos por, para e sobre mulheres para você maratonar!
1 – The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon Prime Video):
Em 1958, Nova York, a vida de Midge está nos eixos: marido, filhos e elegantes jantares em seu apartamento no Upper West Side. Mas quando a vida dela dá uma reviravolta, ela tem que decidir rapidamente o que mais ela sabe fazer. Se tornar uma comediante é uma escolha inusitada para todos, exceto para ela. Maravilhosa Sra. Maisel é escrita e dirigida por Amy Sherman-Palladino (Gilmore Girls).
2 – The L World (Globo Play)
The L Word” acompanha as vidas e os amores de um grupo de lésbicas que vivem em Los Angeles. A personagem principal, Jenny (Mia Kirshner), é recém-formada pela Universidade de Chicago, e se muda para LA a fim de morar com seu namorado, Tim (Eric Mabius), que acabou de começar uma carreira profissional como escritor. A vida de Jenny dá uma reviravolta quando ela conhece as vizinhas Bette (Jennifer Beals) e Tina (Laurel Holloman), um casal que está prestes a dar o próximo passo e começar uma família, após estarem juntas há sete anos.
3 – A Vida e a História de Madam C.J Walker (Netflix)
A história de uma afro-americana que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço. Baseado em uma história real.
4 – No Ritmo do Coração – Filme (Indicado ao oscar) (Amazon Prime Video):
No Ritmo do Coração conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades.
5 – Estrelas Além do Tempo (Disney Plus)
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.