Você já deve ter ouvido falar sobre dados, principalmente no último ano, período que os estudos sobre o assunto tiveram um crescimento significativo.
Isso porque, mais do que nunca, os dados se tornaram uma ferramenta essencial nas estratégias digitais, sempre focadas no timing e na competitividade. Mas só ter os dados não é o suficiente para pensar e melhorar a performance da marca. É preciso transformá-los em informações. E são elas que vão pautar todo o planejamento e as ações de marketing, vendas, finanças e comunicação.
Antes de explicar como fazer isso, é fundamental que você saiba uma coisa.
Dado não é a mesma coisa que informação.
Um dado é uma informação ainda sem sentido exato. A informação é o resultado da análise desses dados, que ganham sentido e valor e têm muito a dizer.
É muito comum termos uma base de dados de todos os nossos clientes, sejam atuais ou que já passaram por aqui. Mas só isso não nos diz muita coisa. Precisamos selecionar e interpretar o que eles mostram.
Fazendo isso, sua marca melhora a eficiência operacional, identifica tendências do mercado e do seu consumidor, personaliza as experiência para cada tipo de cliente e define com assertividade as estratégias de marketing.
Mas você sabe como esses dados são recolhidos?
Eles estão em toda parte: nas músicas que você ouve diariamente, nas séries que assiste, nos sites de notícias que acessa e até naquele seu app de exercício físico.
Existem várias ferramentas que coletam esses dados e geram relatórios já com as informações ou não, basta você analisar e interpretar.
Duas delas são o Google Analytics, que coleta dados de uso de sites, e o Instagram Insights, que junta dados de uso de redes sociais.
Ao recolher os dados, existem alguns passos fundamentais para transformá-los em informações valiosas:
- Mudança de mentalidade da equipe a respeito dos dados
- Treinar gestores e equipes
- Ficar atento(a) à qualidade dos dados
- Estabelecer metas e objetivos para a coleta
- Analisar e identificar padrões
- Seguir uma política de dados de acordo com a LGPD
Leia aqui sobre a LGPD e saiba como nortear as suas estratégias.
A grande questão é: todo mundo quer saber os resultados, mas nem todos querem interpretar os dados.
Se interessou e quer transformar os dados do seu negócio em informações de estratégias?
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