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Verticalização dos conteúdos digitais: adapte seu conteúdo ontem!

Você já pensou no quanto a produção de conteúdo mudou consideravelmente nos últimos anos? Desde a popularização do Facebook, já modificamos os padrões orientados para texto para priorizar fotos, vídeos longos do YouTube, formato carrossel, entre várias outras possibilidades.

E os formatos também mudaram bastante. Se antes tínhamos uma orientação mais horizontalizada e quadrada, agora temos uma priorização da verticalização de conteúdo. Mas por que isso acontece? Minha marca está perdida? Como traçar estratégias para mudar os conteúdos da sua empresa? Saiba mais a seguir.

Como o TikTok tem influenciado a produção de conteúdo para redes sociais?

Quem não ouviu falar no TikTok, né?! Se você não conhece, algo de errado não está certo!

A rede social chinesa é a terceira maior em número de usuários ativos no mundo em 2022, e a 5ª mais usada no Brasil. Ela prioriza, justamente, a produção de vídeos curtos verticalizados, e tem trazido essa tendência para outros ambientes.

Esse movimento em si não é novo: o Snapchat, por exemplo, já tinha começado esse processo junto do Periscope. Mas ambos não tiveram uma expressão tão grande quanto o TikTok, que rapidamente alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, número muito próximo ao do concorrente direto, o Instagram.

Diante disso, outras plataformas começaram a priorizar os conteúdos verticais. O Instagram e o Facebook têm realizado mudanças nesse sentido, assim como as marcas também entraram no TikTok e estão produzindo vídeos que proporcionem mais aproximação com os usuários. Quer conferir um exemplo bacana de como explorar estratégias nesse espaço? Conheça o TikTok da Chuva!

Aproveite e leia também: TikTok – como sua marca pode usar a rede social do momento?

O que é o fenômeno da verticalização de conteúdo?

A verticalização de conteúdo está alinhada, justamente, com uma tendência de mobile first. Os modelos horizontais faziam mais sentido quando o consumo de conteúdo era feito prioritariamente em telas horizontalizadas, como desktop, notebooks e, até mesmo, tablets. Hoje, com a priorização do consumo nos smartphones, faz mais sentido produzir conteúdo que contemple a tela cheia do dispositivo.

Quais as melhores estratégias para produzir conteúdos verticalizados?

Algumas estratégias importantes para produzir conteúdo verticalizado são:

  • considere o storytelling: utilize a verticalização dos conteúdos digitais, sobretudo para contar histórias a seus seguidores;
  • priorize a ação mais do que o cenário. Movimente-se, mude a posição da câmera ao longo da gravação;
  • a verticalização hoje vem junto do formato selfie. Considere isso na hora de produzir suas estratégias;
  • o formato de trends (ou seja, tendências que todos os usuários repetem, mas cada um com um estilo diferente) é uma influência do TikTok e que ganha muita expressão na verticalização de conteúdos;
  • lembre-se da acessibilidade: não deixe de legendar seus vídeos.

Por que é interessante investir na verticalização para produção de conteúdo?

O brasileiro usa o smartphone cerca de um terço do seu tempo acordado. Isso equivale a uma média de 4 horas e 48 minutos diários consumindo conteúdo em uma tela vertical. Quanto mais confortável for o que ele estiver assistindo, maiores as chances de que ele pare e dê atenção para aquele material.

Além disso, lembre-se que temos cada vez mais concorrentes disputando a atenção dos usuários. Se o conteúdo é desconfortável, ele passará e irá para o próximo. E você não quer isso, né?!

Manda foto vídeo de agora

Outro ponto é que os próprios algoritmos das redes priorizam vídeos produzidos de forma mais amigável, para reter a atenção do usuário. Ou seja, se você quer gerar mais visibilidade orgânica, aposte nas tendências, nos assuntos atuais.

Então, deixe as estratégias de verticalização de conteúdo, além da própria produção dos posts, com quem realmente entende do assunto.

Quer criar peças que engajem, chamem atenção do seu público e coloquem suas visualizações lá em cima? Então, entre em contato com a Chuva Comunicação.

 Fale com a gente e conheça como podemos ajudar você a produzir conteúdo de sucesso para a sua marca.

Chuva Comunicação Viva.