Novidades

SEPARADO E MISTURADO: o trabalho híbrido pós-pandemia

O trabalho híbrido já era uma tendência inevitável. Com a pandemia, a tendência virou necessidade e acelerou processos em muitas empresas, inclusive nas que não estavam preparadas.

Essa modalidade se refere ao fato de funcionários poderem intercalar entre passar o expediente no ambiente de trabalho ou em casa.

No cenário pandêmico, foi uma questão de sobrevivência. No pós-pandemia, essa modalidade também acontecerá por vantagens econômicas: as empresas enxergaram que com o trabalho híbrido, o escritório físico pode ser um espaço menor e consequentemente mais barato; o gasto com energia cai significantemente.

O home office chegou e ficou. Não só por necessidade, mas, também, porque ficou comprovado, em muitos setores, que a produtividade não caiu. Em alguns casos, até aumentou.

Como algumas pessoas ainda encontram desafios em termos de saúde e bem-estar, muito por conta dos atravessamentos da pandemia na saúde mental no home office, o trabalho híbrido se mostra como uma solução para problemas relacionados à exaustão, como uma recente pesquisa do Runrun.it mostrou: 43% das 1.500 ouvidas têm dificuldades de se desconectar no fim do expediente. Esse tipo de comportamento é nocivo e pode acabar apagando as fronteiras entre lazer e trabalho e, em casos mais extremos, resultar em burnout.

O trabalho híbrido é bem possível, desde que sejam consideradas habilidades técnicas e comportamentais dos envolvidos. De fato, essa opção pode ser a melhor para o seu negócio e seus funcionários.

Existem desvantagens?

Podem existir.

É importante se planejar para que não haja falha na comunicação, tanto entre funcionários, quanto entre gestores e equipe.

Então, anote essas dicas (passadas por experiência própria):

  1. Realize reuniões online com frequência

Sua equipe precisa estar atualizada e engajada. Reúna-se com todos ao mesmo tempo, com setores separadamente e em particular com cada funcionário.

  1. Abandone o Whatsapp

Prefira plataformas de comunicação específicas para trabalho, como Slack e Zoom.

  1. Estabeleça e cumpra horários

Não é porque a equipe está trabalhando de casa que você vai mandar mensagem ou ligar fora do expediente, a não ser que seja um combinado entre empresa e funcionário. O descanso é necessário.

  1. Ofereça suporte emocional

Estamos vivendo um momento difícil para todos e conversar pode ajudar.

Coloque-se à disposição, ouça, compartilhe, ajude.

 

Eae, você ou a sua empresa estão preparados para essa forma de trabalho? 🙂

 

Chuva Comunicação Viva.