Inspiração.
Essa é uma das palavras mais citadas quando falamos sobre Oscar, se não a mais, nas agências de publicidade e comunicação. Em alguns momentos, chamamos até de referência. E não falta de onde tirá-las: propagandas antigas, outdoors, novelas e até cinema.
A influência da telona está presente nas ideias desde que publicidade é publicidade. E o contrário também acontece, viu? As produções cinematográficas têm, cada vez mais, trazido bordões, músicas, personagens e até inserido marcas nos longas.
Nada se cria, tudo se assiste e usa como referência
Voltando ao tópico “a gente se inspira em filmes”, um ótimo exemplo disso é o Cannes Lions, festival internacional de criatividade, que premia, frequentemente, ideias que se inspiraram em longas.
Isso porque usamos artifícios persuasivos para entreter e prender a atenção do telespectador, mais conhecido como cliente. Assim, conseguimos conquistar, fidelizar e reafirmar a marca na mente do consumidor, seja com humor, emoção, lembranças e/ou informação.
Um ótimo exemplo é esse comercial da Volkswagen, criado pela AlmapBBDO e premiado em 2016 no Cannes Lions, que utilizou várias cenas de filmes para anunciar um novo recurso de seus carros: abrir o porta-malas com os pés.
Outra estratégia comum de acontecer, e a mais fácil de realizar, é a Ad Placement, que é quando a marca apenas aparece num filme, sem nem ser citada pelos personagens. Em “Lisbela e o Prisioneiro”, Pitú e Assolan aparecem como composição dos cenários, marcas com forte apelo no mercado Pernambucano, onde se passa o filme.
A herança multimídia
Ao longo dos anos, o cinema tem presenteado a publicidade com técnicas especiais, como os efeitos sonoros, de transição e até a forma de explorar planos e sequências.
Aqui na Chuva, sempre usamos algumas dessas técnicas nas nossas produções audiovisuais.
Um dos exemplos mais recentes é o VT da campanha VEST 2023 Multivix:
- usamos multitelas, que trazem o dinamismo;
- a interação direta do personagem principal com a câmera, que aproxima com o público;
- entre outras técnicas.
Clica aí pra ver o vídeo da campanha.
A campanha completa tá aqui.
O Oscar da publicidade
No nosso mundinho criativo, o Festival de Cannes enaltece a publicidade e se tornou um marco na área. Um leão de ouro é o reconhecimento mundial de uma ideia.
E é aqui que está o nosso plot twist: o Cannes Lions surgiu a partir do Festival de Cinema de Cannes, que premia obras do audiovisual cinematográfico.
Afinal, tudo é referência.
Em 2022, fizemos uma matéria sobre a diversidade – ou a falta dela 👀 – nos filmes indicados ao Oscar.
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