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Dicas

Você piscou e 2024 já começou! Mas a sua marca se preparou?

A definição de metas é essencial para orientar o crescimento e o desenvolvimento de uma marca. É importante, também, diferenciar as metas do negócio das metas de marketing, compreendendo como ambas desempenham papéis distintos, porém interligados, na realização dos objetivos.

 

Diferença entre as metas do negócio e as metas de marketing

Do negócio: concentram-se nos resultados globais que a empresa deseja alcançar, como aumentar o faturamento ou ganhar um prêmio, por exemplo.

De marketing: usadas para gerar leads e oportunidades que serão convertidos em clientes pela equipe de vendas. É o que mostra como alcançar os objetivos pré-estabelecidos. As metas de marketing são especificamente direcionadas para estratégias de promoção, publicidade e branding que impulsionarão o negócio.

É importante saber que as metas de marketing só podem ser estabelecidas depois que a meta do negócio já estiver definida.

 

As vantagens de planejar com antecedência

Metas bem definidas possibilitam mais assertividade para avaliar o desempenho. Isso permite que a empresa identifique áreas de sucesso e oportunidades, o que gera um ciclo de aprendizado.

As metas de marketing também mantém a equipe focada e motivada. Se todos estão alinhados no mesmo objetivo, é mais fácil trabalhar em conjunto para alcançá-lo.

 

Tudo muito bom, tudo muito lindo. Mas como?

Ok. Falamos as diferenças das metas e pra que servem.

Agora, vamos falar sobre as principais características de uma meta de marketing. Ela precisa ser:

– S (specific): específica, concreta e identificável;

M (measurable): mensurável, deve ter um indicador objetivo de sucesso, para mensurar o seu progresso;

– A (achievable): atingível a partir dos recursos disponíveis;

R (relevant): relevante e contribuir com o objetivo da empresa;

T (timely): temporal, ter um prazo para ser acompanhada e finalizada.

 

Na Chuva, as metas de marketing dos clientes passam por um grande e detalhado planejamento estratégico, que consiste em: reunião de kick-off e briefing com o cliente – que é quando colhemos todas as informações necessárias, pesquisa, brainstorm com os times envolvidos no projeto e definição dos objetivos de marketing junto ao cliente.

 

Dicas para melhorias

Envolvimento: inclua a equipe na definição das metas para criar um senso de propriedade e comprometimento.

Revisão periódica: regularmente, reveja e ajuste as metas de acordo com as mudanças no mercado e na empresa.

Aprendizado contínuo: analise os resultados, identifique o que funciona e o que não funciona, e adapte as estratégias conforme necessário.

Ao seguir essas diretrizes, sua marca estará preparada para enfrentar os desafios, com metas sólidas como guias.

 

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Fontes: Resultados Digitais; Inside.