Se ela já estava na boca do povo em 2023, pode se preparar porque em 2024 a Inteligência Artificial veio para ficar.
E mais do que usar as ferramentas de IA para criar imagens ultrarrealistas ou para hitar nas #trends das redes sociais, elas podem ser importantes aliadas das nossas rotinas de trabalho, principalmente no setor de comércio de bens e serviços.
Ps: se você quiser criar a sua e não ficar de fora da brincadeira, é só clicar aqui.
Mas, o que é Inteligência Artificial?
“A inteligência artificial refere-se à capacidade de um sistema ou máquina realizar tarefas que normalmente seriam realizadas pela inteligência humana. Isso inclui aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão de linguagem natural e percepção visual. Em vez de serem programadas explicitamente para realizar uma tarefa específica, as máquinas de inteligência artificial são treinadas para aprender com dados e experiências, permitindo que executem tarefas de forma autônoma.”
Conseguiu entender? Então pode agradecer a própria IA pela explicação.
Afinal, esta resposta foi criada pelo ChatGPT, que é justamente uma ferramenta capaz de gerar textos a partir de perguntas e palavras-chave. Inclusive, já até fizemos um bate bola com ele, vem cá ver.
Agora vamos ao que interessa:
Como a Inteligência Artificial pode contribuir para aumentar as suas vendas?
Quando a gente fala em Inteligência Artificial para vendas, o mais importante é saber que existem muitas atividades operacionais que podem ser otimizadas, aperfeiçoadas e automatizadas com ela.
E o maior benefício disso tudo é economizar tempo com processos e poder pensar mais na estratégia, que pode ser o ponto chave para dar aquele upgrade nos seus resultados.
O Burger King não pensou duas vezes e usou a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o “nível de ressaca” dos usuários do app e oferecer descontos progressivos nos lanches de acordo com o nível da sua ressaca.
Dá o play e confere aí:
Entre as diversas aplicações da IA no setor de Vendas, podemos destacar:
– Automação de tarefas repetitivas
Atividades como contagem de estoque, envio de e-mails promocionais e outros podem ser muito mais práticos com uma ferramenta que faz isso tudo sozinha.
Veja aqui: 12 ferramentas para disparo de e-mail marketing
– Relatórios e dados precisos
Com o apoio de ferramentas como, por exemplo, o Google Analytics, é possível captar e organizar dados importantes sobre a jornada do cliente, padrão de compras, perfil do consumidor e mais. Essas informações dão mais inteligência ao time comercial e podem trazer insights importantes para melhorar a experiência de venda.
– Interação com o cliente
Os Chatbots são assistentes virtuais que oferecem um atendimento muito mais fluido e natural e, muitas vezes, o cliente pode nem perceber que se trata de uma máquina. Ele é capaz de receber, analisar a mensagem e ainda propor uma resposta útil para o consumidor, com base em informações pré configuradas.
Na prática: 5 passos para utilizar corretamente a IA na sua empresa
Se você quer aumentar as suas vendas com a ajuda da Inteligência Artificial, é importante seguir algumas orientações:
- Faça o mapeamento das atividades e veja o que pode ser automatizado com a IA
- Encontre as ferramentas adequadas para o seu tipo de negócio e as que mais se enquadram à sua rotina de vendas.
- Teste, teste e teste. E se precisar, teste mais ainda até encontrar a melhor forma de alinhar equipe e IA
- Alimente as ferramentas com informações e os dados disponíveis
- Treine a equipe para que todos estejam familiarizados com as ferramentas, seus benefícios e como operá-las.
Anotou? Então agora é colocar tudo em prática e começar a ver os resultados positivos da Inteligência Artificial para o seu negócio.
E se precisar de ajuda com as estratégias, fale com a Chuva.
Nosso atendimento e ideias não são nada artificiais e estamos sempre prontos para colocar em prática a criatividade que converte.