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E aí, como a IA pode te ajudar a vender mais? Veja as vantagens e formas de usar a Inteligência Artificial no setor de Vendas

Se ela já estava na boca do povo em 2023, pode se preparar porque em 2024 a Inteligência Artificial veio para ficar.

E mais do que usar as ferramentas de IA para criar imagens ultrarrealistas ou para hitar nas #trends das redes sociais, elas podem ser importantes aliadas das nossas rotinas de trabalho, principalmente no setor de comércio de bens e serviços.

Ps: se você quiser criar a sua e não ficar de fora da brincadeira, é só clicar aqui.

Mas, o que é Inteligência Artificial?

“A inteligência artificial refere-se à capacidade de um sistema ou máquina realizar tarefas que normalmente seriam realizadas pela inteligência humana. Isso inclui aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão de linguagem natural e percepção visual. Em vez de serem programadas explicitamente para realizar uma tarefa específica, as máquinas de inteligência artificial são treinadas para aprender com dados e experiências, permitindo que executem tarefas de forma autônoma.”

Conseguiu entender? Então pode agradecer a própria IA pela explicação.
Afinal, esta resposta foi criada pelo ChatGPT, que é justamente uma ferramenta capaz de gerar textos a partir de perguntas e palavras-chave. Inclusive, já até fizemos um bate bola com ele, vem cá ver.

 

Agora vamos ao que interessa:

Como a Inteligência Artificial pode contribuir para aumentar as suas vendas?

Quando a gente fala em Inteligência Artificial para vendas, o mais importante é saber que existem muitas atividades operacionais que podem ser otimizadas, aperfeiçoadas e automatizadas com ela.

 

E o maior benefício disso tudo é economizar tempo com processos e poder pensar mais na estratégia, que pode ser o ponto chave para dar aquele upgrade nos seus resultados.

 

O Burger King não pensou duas vezes e usou a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o “nível de ressaca” dos usuários do app e oferecer descontos progressivos nos lanches de acordo com o nível da sua ressaca.

 

Dá o play e confere aí:

Entre as diversas aplicações da IA no setor de Vendas, podemos destacar:

– Automação de tarefas repetitivas

Atividades como contagem de estoque, envio de e-mails promocionais e outros podem ser muito mais práticos com uma ferramenta que faz isso tudo sozinha.

Veja aqui: 12 ferramentas para disparo de e-mail marketing

 

– Relatórios e dados precisos

Com o apoio de ferramentas como, por exemplo, o Google Analytics, é possível captar e organizar dados importantes sobre a jornada do cliente, padrão de compras, perfil do consumidor e mais. Essas informações dão mais inteligência ao time comercial e podem trazer insights importantes para melhorar a experiência de venda.

 

– Interação com o cliente

Os Chatbots são assistentes virtuais que oferecem um atendimento muito mais fluido e natural e, muitas vezes, o cliente pode nem perceber que se trata de uma máquina. Ele é capaz de receber, analisar a mensagem e ainda propor uma resposta útil para o consumidor, com base em informações pré configuradas.

 

Na prática: 5 passos para utilizar corretamente a IA na sua empresa

Se você quer aumentar as suas vendas com a ajuda da Inteligência Artificial, é importante seguir algumas orientações:

  1. Faça o mapeamento das atividades e veja o que pode ser automatizado com a IA
  2. Encontre as ferramentas adequadas para o seu tipo de negócio e as que mais se enquadram à sua rotina de vendas.
  3. Teste, teste e teste. E se precisar, teste mais ainda até encontrar a melhor forma de alinhar equipe e IA
  4. Alimente as ferramentas com informações e os dados disponíveis
  5. Treine a equipe para que todos estejam familiarizados com as ferramentas, seus benefícios e como operá-las.

 

Anotou? Então agora é colocar tudo em prática e começar a ver os resultados positivos da Inteligência Artificial para o seu negócio.

E se precisar de ajuda com as estratégias, fale com a Chuva.
Nosso atendimento e ideias não são nada artificiais e estamos sempre prontos para colocar em prática a criatividade que converte.

Chuva Comunicação Viva.