Skip to main content
Novidades

Chuva Trends 2023: um evento pra quem sabe que bons resultados não caem do céu

Quais as tendências para o próximo ano no varejo? Como usar o avanço da Inteligência Artificial a favor do meu negócio? Foram os principais assuntos do evento.

É só o fim do ano se aproximar que a gente começa a ouvir o tempo todo sobre o que vem por aí, a cor do ano seguinte, quais as novidades em determinados setores etc.

Mas as pessoas realmente falam quais são as tendências?

Na Chuva, sim!

Em novembro, realizamos o Chuva Trends, um projeto novinho em folha, recém-saído das nossas caixolas. O evento reuniu clientes, parceiros, prospects e, claro, os chuvers. Falamos sobre self skills, varejo e IA de forma bem objetiva e lúcida, trazendo, de fato, as tendências do marketing, da comunicação e dos dados. Sim, dos dados!

Afinal, se engana quem acha que as ideias caem do céu. Só a água, mesmo.

Esse foi o primeiro evento corporativo realizado pela Chuva e contou com as palestras:

  • Das chuvers Ana Morena – coord. digital, Fernanda Pellacani – atendimento, e Mirella Carretta – coord. de atendimento com o tema “O que sabemos sobre 2024? Quase nada e quase tudo”.
  • Wanderley Dadalto, consultor empresarial na Real Forte e nosso cliente, com o tema “Qual a transformação urgente no varejo?”;
  • Amar Watthier, mentor e escritor, com o tema “Self Skills: A tendência é olhar pra dentro”;

Ana Morena – coordenadora digital | Mirella Carretta – coordenadora atendimento | Fernanda Pellacani – atendimento

Para Fernanda Pellacani, atendimento na Chuva, foi maravilhoso: “A ideia de um evento de conteúdo na Chuva surgiu da necessidade de compartilhar conhecimento com os nossos clientes e a equipe. Poder fazer parte da organização da primeira edição e ainda palestrar, com insights e dados, trouxe uma realização profissional muito grande. Foi a minha primeira vez na posição de palestrante e isso me despertou uma vontade de dividir ainda mais o que eu aprendi com outras pessoas ao meu redor. Estamos prontos para trazer uma segunda edição do Chuva Trends ainda mais completa e incrível.”.

 

Inteligência artificial como aliada do marketing

Elas, as chuvers que subiram ao palco, abordaram ótimos questionamentos a respeito da inteligência artificial e alguns pontos pertinentes, como toda a ajuda que ela pode trazer, diminuindo o tempo gasto com processos operacionais, além da leitura de dados, com ainda mais automatização e análises mais assertivas.

Podemos entender assim, de forma bem simplificada: a inteligência artificial é a razão e a inteligência humana é a emoção e o pensamento crítico, com autonomia e entendimento das ambiguidades. Utilizada da forma adequada, a IA é complementar ao ser humano.

E essa é uma das grandes tendências para 2024: a conexão com pessoas.

 

“Pra mim, o Chuva Trends trouxe conteúdos que inspiram o nosso pensamento estratégico para os negócios. Além disso, foi muito interessante ver como a personalização e a diversidade são tendências e, também, como as marcas têm enxergado os consumidores como pessoas e não como números apenas”, disse Lucas Lauar, redator na Chuva.

 

Letramento em futuros

Outro assunto trazido pelas chuvers foi o desenvolvimento de habilidades para identificar, analisar e criar diferentes futuros possíveis, permitindo aos indivíduos e organizações adaptarem-se melhor às incertezas e mudanças. Isso permite uma tomada de decisões mais proativa e informada, além de uma visão analítica e a possibilidade de explorar as melhores oportunidades do mercado.

“O futuro não espera e nem perdoa a falta de preparo.”

Martha Gabriel

A urgência do varejo

Lucas também extraiu insights sobre o varejo: “Os números me chamaram a atenção para a grandiosidade do segmento e das inúmeras possibilidades criativas para ele”.

Os presentes puderam conhecer números reais e receberam dicas de como se preparar para 2024 com o varejo. Wanderley também mandou uma indireta bem direta: com uma dinâmica envolvente, ele ensinou que só lucra quem se levanta da cadeira e age.

Caetano Monteiro, sócio e diretor de criação da Chuva, ficou empolgado e já pensa na próxima edição: “Foi enriquecedor ouvir diferentes perspectivas sobre onde estamos e pra onde vamos em relação ao universo do varejo – no qual estamos inseridos – e como as ferramentas de IA podem auxiliar profissionais de marketing no dia a dia. Sobretudo, destaco também a palestra sobre self skills, pois somente haverá mudanças significativas se olharmos para o nosso interior e priorizarmos as boas relações  com as pessoas. O próximo tem tudo pra continuar sendo um sucesso.”

E, de fato, já estamos ansiosos para o 2º Chuva Trends. Quando será que vem aí?

Se eu fosse você, acompanharia as nossas redes sociais pra não perder nada.

 

E se quiser trocar uma ideia sobre qualquer um desses assuntos, estamos on!

Chuva Comunicação Viva.