Você já parou pra pensar como a leitura pode transformar sua vida (e a sua carreira de publicitário também)? Pode parecer clichê, mas quem lê, sai na frente. O Dia do Livro foi dia 29 de outubro e aproveitamos para falar um pouco sobre o porquê dessa data tão importante e, claro, trazer dicas de leitura sobre o mundo do marketing que todo estudante e profissional de publicidade deve ter na estante.
Por que o Dia do Livro existe?
O Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, celebra a criação da Biblioteca Nacional do Brasil, lá em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro. E, convenhamos, uma biblioteca como essa merece ser lembrada e celebrada, né?
A data também é uma oportunidade de lembrar a importância da leitura em nossas vidas e como os livros abrem portas para o conhecimento, a criatividade e até para novas oportunidades profissionais.
Mas agora vamos para o que interessa: livros de marketing incríveis que vão turbinar sua carreira em Publicidade e Propaganda. Já prepara o carrinho pra comprar, hein!
1 – Confissões de um Publicitário – David Ogilvy
Se você quer entender o mundo da publicidade, precisa conhecer a história de David Ogilvy, o maior publicitário de todos os tempos. No livro, ele compartilha suas experiências, desde ser ajudante de cozinha em Paris até se tornar um gênio da comunicação.
2 – A Vaca Roxa – Seth Godin
Quer saber como destacar sua marca em meio a tanta informação? Seth Godin te dá o caminho dos tijolos amarelos no livro. Ele critica o marketing tradicional e ensina como as empresas podem (e devem) ser ousadas e inovadoras para serem notadas. Se você quer criar campanhas que realmente chamam atenção, este livro é um guia indispensável.
3 – Lovemarks – Kevin Roberts
Como criar marcas que as pessoas amam de verdade? O livro explora como algumas marcas conseguem criar uma conexão emocional profunda com seus consumidores, transformando clientes em fãs apaixonados. Se você quer aprender como conquistar o coração das pessoas, essa é a leitura de ouro, tá?
4 – Psicologia do Consumidor e da Propaganda – Christiane Gade
Publicidade não é só sobre criar uma campanha bonita, mas também entender o comportamento das pessoas. “Psicologia do Consumidor e da Propaganda” vai fundo nesse tema e te ajuda a compreender como a mente dos consumidores funciona. Se você curte estudar como as pessoas tomam decisões de compra, vai adorar essa leitura!
5 – Marketing 5.0: A Era da Tecnologia para o Bem da Humanidade – Philip Kotler
Philip Kotler, considerado um dos maiores pensadores da área de negócios, explora como as empresas podem e devem utilizar tecnologias avançadas para criar valor, atender às necessidades dos consumidores e contribuir para o bem da humanidade. Esse aqui vale muito a pena ler, viu? Conhecimento direto da fonte.
E aí, pronto para embarcar nessas leituras?
Lembre-se: a leitura é um dos melhores caminhos para se destacar no mercado da publicidade, expandir sua visão de mundo e, claro, se divertir enquanto aprende. Então, que tal começar por um desses títulos e ver como ele pode inspirar suas ideias?
Leia também: https://www.chuvacomunica.com.br/marketing-politico-o-novo-entretenimento/
Fontes: meio&mensagem; mundodomarketing; creativosbr;