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Tik Tok – Como a sua marca pode usar a rede social do momento?

Quando o assunto é o Tik Tok, a primeira coisa que você pensa são as dancinhas e os challenges, né?! 

Muito além disso tudo, o Tik Tok está se transformando em uma plataforma de mídia estratégica.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar, o Tik Tok é a rede social mais usada pela Geração Z. Mas, foi em 2020 que ela se consolidou, ganhando espaço também entre as outras faixas etárias. Isso abriu portas para que o mercado publicitário começasse a pensar em estratégias para atingir o público das marcas nesse aplicativo, que antes era nichado.

Muito além das dancinhas 

De acordo com um relatório da Harris Poll Brand Platform, o TikTok pode influenciar diretamente a decisão de compra dos consumidores. Desse modo, os conteúdos criados pelos usuários em parceria com as marcas podem ajudá-las a fortalecer algumas estratégias digitais.

O relatório ainda descobriu que, apesar de um grande número de usuários do Tik Tok fazerem parte da Geração Z, os millennials são a parcela mais propensa a comprar produtos sob influência do TikTok. 

Cerca de 57% dos usuários millennials compraram algo que viram no TikTok, em comparação com a geração z, que teve como resultado 38%. 

Além disso, 48% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que compraram um produto ou serviço depois de ver um anúncio no Tik Tok. Por outro lado, 47% responderam que compraram algo com base na recomendação de um influenciador na plataforma.

A pesquisa também divulgou os tipos de contas que mais atraem usuários dentro da rede social. 

As pessoas buscam o TikTok para se distrair e consumir conteúdos mais leves, em sua maioria de comédia e de pegadinhas. É interessante ressaltar que a plataforma é conhecida pelas suas dublagens e dancinhas, mas a pesquisa apontou que apenas 36% dos usuários se atraem por esse tipo de conta e apenas 26% participaram de um challenge do TikTok.

Sua marca realmente precisa estar no TikTok? 

É praticamente impossível ser ignorado no TikTok. Atualmente, a plataforma apresenta um dos maiores índices de crescimento nos Estados Unidos, onde o número de usuários ativos mensais vem quadruplicando desde 2018. Ela também apresenta uma taxa de conversão mais alta entre usuários de plataformas de redes sociais mais jovens, como Instagram e Twitter.

Tá passada?

Antes de sair criando uma conta no TikTok para a sua marca, entretanto, é preciso saber se ela precisa realmente ter um. Nem sempre ela tem de estar em todas as redes sociais, mas, sim, nas plataformas certas para atingir o seu público. Saiba mais sobre como escolher as redes sociais certas para a sua marca clicando aqui.

Como ter uma conta de sucesso no TikTok 

Seja atual 

Se você viu que o TikTok é o lugar que o seu público está, esteja por dentro do que está acontecendo no mundo da música e dos challenges. 

Atualmente, muitos memes saem de lá e estar por dentro das novidades da plataforma e dos conteúdos que os usuários estão consumindo é essencial. 

Aposte na autenticidade 

É importante saber: ao entrar no TikTok, ele passará a ser mais um meio para se comunicar com os seus consumidores. Ou seja, sua marca precisa manter o posicionamento que transmita seus valores. 

Apesar disso, no TikTok, a naturalidade e a descontração são importantes. Sua marca pode aproveitar para utilizar o entretenimento ao seu favor, com um roteiro divertido, que passe a mensagem que deseja, por meio de humor, challenges e tutoriais.    

Lembre-se: o TikTok não é um espelho das outras redes sociais. A autenticidade é extremamente importante e se destaca quem cria conteúdo exclusivo para a plataforma.

Lembre-se dos usuários 

Uma estratégia que as marcas começaram a usar e que está trazendo resultados é apostar nos próprios usuários para falar sobre seus produtos ou serviços. 

Nesse caso, utilizar influenciadores que dominam a linguagem do TikTok talvez seja uma boa estratégia para aumentar a presença digital da sua marca. Quer aprender como escolher um bom influenciador? Confira a nossa matéria sobre o assunto clicando aqui.

Anúncios do TikTok são o futuro 

Há alguns meses, o TikTok divulgou que seria possível criar anúncios na plataforma.  

“Don’t make ads, make TikToks”.

Esse foi o conceito que a plataforma apresentou para comunicar às marcas e aos usuários como utilizar a mais nova ferramenta. Para chegar até ele, a equipe do TikTok utilizou dados de uma pesquisa realizada com os usuários da plataforma pela Nielsen, nos Estados Unidos, um dos primeiros lugares que essa função ficou disponível. 

Os resultados apontaram que 66% dos usuários criam conteúdo na plataforma e metade afirmou usar a rede social para se divertir. Ainda, 60% dos entrevistados disseram sentir que os anúncios se misturam com o conteúdo e 52% afirmaram descobrir novos produtos por meio da rede social.

Como já dissemos, o TikTok tem um tom mais leve e divertido, portanto, ser impactado por anúncios que seguem esse tom faz com que a experiência com sua publicidade seja mais relevante e positiva para o usuário. 

E aí, você já pensou em utilizar o TikTok nas suas estratégias digitais? 

Entre em contato com a gente: 

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