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Saiba porquê você deve utilizar o Pinterest nas suas estratégias de marketing digital

Você já pensou em utilizar a maior plataforma de inspiração do mundo nas suas estratégias de marketing digital? 

Muitas vezes, o Pinterest é deixado de lado, mas pode trazer grandes resultados para a sua empresa. 

O Pinterest é uma rede social visual muito estratégica para marcas que se baseiam principalmente em imagens e conteúdo. Ela ajuda os usuários a encontrar ideias, referências e inspirações para inúmeras ocasiões. 

Diferente de outras redes, o tempo de vida das postagens no Pinterest é maior. Enquanto no Instagram, Facebook e Linkedin os posts têm vida útil de 1 a 2 dias, no Pinterest eles aparecem no feed dos usuários de acordo com seus gostos e buscas pela rede social. Ou seja, não têm prazo definido para deixar de aparecer. 

Para as marcas, o Pinterest vai muito além de uma rede social de imagens. Utilizada da forma certa nas estratégias de marketing, ela pode auxiliar no aumento do engajamento, da conversão e do tráfego digital.

Apesar de 97% das principais pesquisas por lá não serem relacionadas a marcas, as estratégias de marketing da plataforma podem ser usadas para alcançar o público da sua empresa antes de tomar uma decisão de compra, desde que você tenha conteúdo de valor e imagens atrativas que agreguem à sua estratégia.

Usuários do Pinterest 

De acordo com o Pinterest, no Brasil, aproximadamente 50M de pessoas acessam a plataforma por mês. Normalmente, esses usuários valorizam principalmente a positividade, e cerca de 75% deles dizem que um dos principais motivos para acessar a internet é buscar inspiração, justamente uma das principais características da plataforma.

Outro dado interessante é que 70% dos usuários do Pinterest não ficam apenas consumindo conteúdo, eles engajam. Em outras palavras, eles estão sempre clicando nos pins (como são chamados os posts na plataforma), salvando-os e compartilhando-os.

Isso é diferente do que acontece em outras redes sociais, como o Instagram e Facebook, por exemplo. A ação dos usuários não é tão incentivada e intuitiva como é no Pinterest e é por isso que os pins se espalham sem esforços. A facilidade em clicar, salvar e compartilhar um conteúdo é a principal arma da plataforma.

Desses usuários,

56% são mães brasileiras¹

44% das pessoas brasileiras entre 15 e 24 anos²

40% das pessoas brasileiras entre 25 e 34 anos² 

43% das pessoas brasileiras entre 35 e 44 anos²

Fontes: 1. Global Web Index, Core Survey, Brazil, 4º trim. de 2019 – 3º trim. de 2020; 2. comScore, Key Measures Report, Multiplataforma, Brasil, outubro de 2020

Dicas essenciais para utilizar o Pinterest 

1) Número de seguidores não são tudo

A plataforma funciona como um mecanismo de busca. Portanto, os usuários não ficam restritos apenas ao feed. As pessoas têm acesso às publicações das pastas de outros usuários que não seguem. Isso faz com que você ganhe visibilidade, independentemente de quem ou quantas pessoas te seguem.

Tendo isso em mente, quanto melhor for seu conteúdo, tanto para os usuários quanto para os padrões do Pinterest, mais visibilidade sua marca terá. Assim, o número de visualizações, seguidores e tráfego cresce naturalmente.

2) Aposte no SEO dentro do Pinterest

Preste atenção nas palavras-chave, seja nos seus pins ou no seu perfil. O algoritmo do Pinterest depende muito desse recurso para mostrar aos usuários os conteúdos que eles estão interessados e para que os seus pins apareçam nas buscas.

3) Use todos os recursos

Se você quer que seu site ou outras redes sociais sejam usados para alavancar a imagem da sua marca, o Pinterest é perfeito. Ele é, sem dúvidas, uma das melhores plataformas para trazer tráfego para uma página.

Quando o assunto são cliques, o Pinterest sai disparado. No geral, isso acontece porque as pessoas já estão na plataforma procurando algo, abertas a novas ideias e sugestões.

Enquanto isto, nas outras redes sociais, como o Instagram ou Facebook, são os produtores de conteúdo ou as marcas que estão tentando convencer as pessoas a clicarem em seus anúncios.

Por isso, preencher todos os campos na hora de subir um pin ou deixar o seu perfil o mais completo possível é essencial. 

Já conhece o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é a ferramenta de anúncios do Pinterest, lançada no Brasil em abril de 2021. Com ele, as empresas podem fazer anúncios patrocinados para os usuários que já costumam estar mais interessados e bem engajados. Assim, a marca faz seu pin e o impulsiona para o seu público-alvo, da mesma forma que faria nas outras redes, por exemplo.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber essa funcionalidade. Algumas grandes marcas, como Itaú, O Boticário, AMARO e Samsung, foram convidadas anteriormente à data de lançamento no país para testes. Enquanto isso, a ferramenta já funcionava na Europa e nos Estados Unidos há algum tempo.

Segundo o próprio Pinterest, os anúncios funcionam tão bem porque seguem o mesmo visual dos pins orgânicos. Ou seja, conteúdos e imagens são distribuídos para os usuários mais propensos a interagir com eles. 

A grande diferença entre pins orgânicos e pins de anúncios é que ao clicar no segundo, o usuário é levado para a página de destino estipulado pela marca, sendo o site, blog ou alguma página do seu e-commerce. 

Qual conclusão tiramos disso tudo?

Investir no Pinterest é uma excelente estratégia.   

Quer saber mais como sua marca pode utilizar o Pinterest para crescer no digital? 

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