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Newsletter – Como essa ferramenta pode te ajudar a se aproximar do seu cliente?

Na hora de se comunicar com os seus consumidores, ter um canal próprio, onde você consegue controlar seu conteúdo e não depender de nenhum algoritmo, é importante. Não só para estreitar o relacionamento da sua marca com ele, como também ter certeza que você sempre vai poder entrar em contato. 

E é para isso que serve uma newsletter. Ao pé da letra, o termo em inglês pode ser traduzido como “boletim informativo”. Basicamente, ela é um e-mail que tem a finalidade de informar algo para a sua base de contatos, deve ser feita com periodicidade e ter uma linha editorial e identidade própria.

Você deve estar achando ela bem parecida com um e-mail marketing, né?! 

Bom, a diferença das duas estratégias é que o foco da newsletter é a produção de conteúdo e não especificamente vendas, como um e-mail marketing. 

A newsletter deve informar o seu público-alvo sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação ou falar mais sobre a sua empresa. Assim, ela pode englobar muitos tópicos de interesse para a sua marca.

Ah, é importante lembrar que elas não são, necessariamente, utilizadas para fazer mala direta, cheias de ofertas gritando na sua cara. As newsletters são ótimas para fidelizar clientes e construir um relacionamento melhor entre eles e a sua marca.

Apesar de não ser focada em vendas, a newsletter pode ajudar sua marca a aumentar os resultados e divulgar seus serviços/produtos. Porém, nessa estratégia, isso deve ser feito de forma sutil, junto a um conteúdo de qualidade. 

Conheça algumas vantagens: 

  • Aumento de tráfego
  • Aproxima o cliente da sua marca
  • Aumento nas vendas
  • Traz autoridade para sua marca
  • Baixo custo de produção

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios de investir em uma newsletter, chegou a hora de conversarmos sobre a base de contatos. 

Cuidado com a sua base de contatos

Geralmente, a newsletter é enviada para e-mails de usuários que se inscreveram em um formulário querendo receber esse tipo de conteúdo e essa é uma das maiores vantagens em relação ao e-mail marketing. 

Muitas vezes, as empresas já têm um banco de contatos de clientes e querem utilizá-lo, mas com a nova Lei Geral de Proteção de Dados esse tipo de ação não é mais permitida. Agora, para utilizar os contatos dos seus clientes, é preciso ter a permissão deles. 

Quer saber mais sobre a LGPD e como sua empresa pode se adequar à nova lei?

Confira a nossa matéria sobre o assunto clicando aqui.

Com uma única newsletter, você consegue atingir vários consumidores em estágios diferentes do seu funil de vendas, fazendo com que todos os leitores se interessem pelo seu conteúdo.

E é por isso que, independentemente de sua periodicidade, a sua newsletter precisa trazer novidades e conteúdos interessantes para o público, com uma linguagem clara, objetiva, dinâmica e criativa. Uma boa estratégia para newsletters é segmentá-las criando conteúdos para cada nicho dentro do mercado da sua marca. 

Fique atento à personalização

Seja no ambiente digital ou na loja, um atendimento personalizado nunca foi tão essencial como hoje em dia. Segundo o portal DigitalistHub, um estudo realizado em 2019 indicou que a taxa de abertura de e-mails personalizados pode aumentar até 26% e as probabilidades de compra em até 80%.

Todo destinatário se sente especial quando é abordado pelo seu nome, por exemplo. Isso indica que a marca tem um cuidado a mais e sabe com quem está se comunicando. 

Dicas de Ouro

Muitas pessoas podem imaginar que o uso dos e-mails já morreu, mas isso não é verdade. Se bem feitas e entregues, as newsletters podem ajudar na busca de novos clientes e vendas. 

Alimentar um blog da sua marca com regularidade pode te ajudar na criação de newsletters incríveis, que levam a sua audiência para outros destinos, como: site, landing pages ou redes sociais da sua empresa. 

Ah, também é importante estar sempre de olho nas métricas. Monitorar e acompanhar os seus resultados pode te ajudar a criar newsletters ainda melhores e mais eficientes para os seus consumidores. Fique de olho nas taxas de entrega dos e-mails, aberturas e cliques. 

A newsletter é uma estratégia poderosa, mas apenas se for utilizada da forma certa.

Quer saber como aplicar no seu negócio? 

Entre em contato com a gente.

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