Skip to main content
Novidades

Diversidade e criatividade: como o plural auxilia nos processos criativos.

Viabilizar a diversidade no ambiente das agências de comunicação é o caminho para o crescimento e notoriedade no mercado. 

Cada pessoa é um universo complexo de ideias, de cultura e tem experiências que a tornam única. O diferente quando junto agrega para as agências de comunicação, promovendo um ambiente diverso e dinâmico, além de peças, campanhas incríveis e reconhecidas no mercado.

Vem com a Chuva que a gente te explica no caminho!

Diversidade X criatividade
O que mais precisamos para a criatividade é a diversidade, seja ela de gênero, étnica, formações diferentes e religiosa, para que o background da agência seja múltiplo. 

Para entender melhor, feche os olhos e visualize esse simples exemplo: cada pessoa é um ser único, certo? Ou seja, as vivências diferentes trazem diversidade e nutre o processo criativo, tendo como resultado inovação e aprendizado. 

Grandes empresas, como o Banco Itaú, entenderam isso e aplicaram nos seus ambientes de trabalho políticas afirmativas para a inclusão diversificada dos seus colaboradores, o principal objetivo dessas iniciativas é garantir a representação de todas as pessoas na empresa, promovendo equidade no acesso às oportunidades

O Itaú desenvolveu e aplicou o projeto “Sou Como Sou” para promover conversas, treinamentos e revisões de políticas internas visando a linguagem inclusiva em materiais e comunicação dos colaboradores.

O projeto contribuiu para o maior rendimento dos seus profissionais e aumento no índice de qualidade dos trabalhos do Banco Itaú.

Aqui na Chuva não é diferente

Compreendemos que a multiplicidade de experiências pode nos trazer bons resultados. A campanha da Central Supermercados com jingle, VT e várias outras peças foi um sucesso, tendo sido pensada, planejada e produzida pelo nosso time diverso.

Ficha técnica da campanha:
Redator: Caetano Monteiro e Túlio Lacerda
Diretor de Arte: Thiago Mahoq
Produção audio visual: On Filmes
Atendimento: Bruna Kalliu
Conteúdo: Brenda de Paula
Performance: Kolletiva

Abra suas asas, solte suas feras! O diferente é bom e todo mundo gosta!

Para mostrar como a diversidade agrega, nós temos números para provar.


Em 2023, o Instituto Identidades do Brasil (IDBR) mostra que para cada 10% no aumento da diversidade étnico-racial, há um aumento de 4% na produtividade nas empresas.

Além da diversidade étnico-racial, orientações sexuais diversas são importantes. O IDBR revela que para cada 10% na diversidade de gênero, observa-se o aumento de 5% na produtividade. 

Quando entendemos que o processo criativo de cada um é diferente por sermos universos únicos, podem nascer ideias que revolucionam o mercado.

Tá, temos os números, e agora?

Coloque em prática!

As empresas ainda encontram dificuldade na aplicação da diversidade nos ambientes de trabalho. Tudo começa com a diversidade dentro do processo seletivo e a cultura organizacional da sua agência. Mas antes de tudo, é necessário começar pelo diagnóstico. 

Primeiramente, avalie o grau de diversidade atual na empresa e sua prontidão para avançar em direção a uma maior inclusão. Por exemplo: se a sua empresa pretende recrutar pessoas com deficiência (PcDs), verifique se as instalações são acessíveis e se a equipe está capacitada para acolhê-las.

Saia do armário: aposte em lideranças inclusivas
Apesar de terem lideranças excepcionais e demonstrarem excelência em suas atividades, é fundamental reconhecer o seu papel social na promoção da diversidade e inclusão.

Além disso, crie conteúdos educativos, palestras e workshops que colocam a diversidade como tema central.

Quando entendemos que o processo criativo de cada um é único por sermos seres completamente diferentes uns dos outros, ideias incríveis podem nascer!

Fontes: Revistas Exame, Profissas Educação, Rock Content, Toti Diversidade.

Chuva Comunicação Viva.