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A Importância de Metas, objetivos e KPIs

metas, objetivos e KPIs

Se você é do mundo corporativo, com certeza já ouviu falar em termos como metas, objetivos e KPIs. Mas, talvez, você também ainda tenha dúvidas sobre a definição de cada um e até mesmo sobre qual a importância desses conceitos na construção de uma marca de sucesso.

Objetivos x metas: entenda a diferença

Antes de pensar em qualquer estratégia para o marketing digital, é muito importante analisar e entender, de fato, quais são os objetivos e metas da sua empresa. Eles funcionam como guias para todo esse processo.

Objetivos – são declarações mais amplas, abstratas e que falam sobre as aspirações da marca ou organização a longo prazo. São eles que definem o que é essencial e relevante para a marca, assim como o seu propósito.

Metas – são mais específicas e concretas e, principalmente, mensuráveis. Elas indicam passos e planos para se chegar a um objetivo, por exemplo. Ah, e também têm prazos mais definidos, com ações a curto prazo.

Por que metas são tão importantes?

Já que são as metas que indicam o plano de ação para que uma marca alcance os seus propósitos, elas precisam ser SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Ou seja, precisam ser inteligentes mesmo!

Outra coisa muito importante sobre as metas é que depois de definidas, elas precisam ser comunicadas e alinhadas com toda a equipe. Afinal, é ela quem vai fazer tudo isso acontecer.

E os KPIs?

Já os KPIs (Key Performance Indicators) são justamente os indicadores de desempenho que fazem a avaliação do progresso em relação às metas. Eles fornecem dados que dizem se as ações implementadas para atingir as metas estão funcionando ou não.


A gente simplifica:

Com os KPIs, podemos avaliar a eficiência das metas que, uma vez cumpridas, fazem uma marca atingir seus objetivos.

Acompanhamento de KPIs: ferramentas essenciais

Com as metas definidas, o próximo passo é monitorar o progresso por meio dos KPIs. Existem diversas ferramentas que facilitam essa tarefa, permitindo uma análise detalhada e em tempo real. Olha só algumas que a gente utiliza aqui na Chuva:

  1. Google Analytics

É a mais popular, além de gratuita. Com ela, é possível medir KPIs relacionados ao tráfego de websites. Ou seja, é essencial pra qualquer negócio que esteja no meio digital. Além disso, o Google disponibiliza aulas para que você possa aprender sobre a ferramenta e usar da melhor forma as suas funcionalidades. 

Dica da Chuva: vale conhecer o Search Console, que permite aprofundamento das técnicas de SEO.

  1. SEMrush

Para quem precisa monitorar a marca e sua posição nos mecanismos de busca, o SEMrush é uma excelente opção. Com ele, você acompanha menções e avalia o “buzz” gerado por campanhas, além de te oferecer uma análise detalhada dos concorrentes. Os planos variam de acordo com o tamanho da organização, tornando-o acessível tanto para pequenas, quanto para grandes empresas.

  1. Octboard

É uma ferramenta poderosa para criar relatórios de análise, rastrear o ranking de palavras-chave e otimizar os gastos com anúncios. Com uma interface amigável, ele permite monitoramento em tempo real, ajudando as empresas a ajustarem suas estratégias com rapidez e precisão.

  1. Reportei

Focado em redes sociais, o Reportei é uma ferramenta de geração de relatórios de marketing digital que integra dados de várias plataformas, como Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Google Ads. Com ele, analistas de marketing podem gerar relatórios detalhados de forma rápida, facilitando a análise das métricas e a melhoria contínua das estratégias aplicadas nas redes sociais.

E na prática?

Aqui na Chuva, por exemplo, nossos clientes contam com um serviço exclusivo, que é o Raio-Xuva. Na plataforma do Octboard, criamos um dashboard baseado nos objetivos do cliente, onde conseguimos, em tempo real, acompanhar dados que nos ajudam a otimizar os gastos com anúncios, observar as interações com as publicações das redes sociais e vídeos do Youtube.

imagem ilustrativa

Ou seja, criatividade que converte em resultados.

Quer acompanhar os KPI’s da sua marca para atingir as metas e alcançar seus objetivos? Fale com a Chuva e vamos juntos trabalhar com a melhor estratégia para a sua empresa.

BORA SE MOLHAR NA CHUVA?

fontes: meio&mensagem; SEMrush; Octoboard.